SAÚDE

Lacen ganha nova sede e amplia capacidade de diagnóstico

Por Secom gov.MT
Publicado em 09-02-2026 às 09:24hrs
Com 32 laboratórios em suas instalações, unidade obteve Certificado de Acreditação do Inmetro e realizou 349 mil análises laboratoriais em 2025

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), teve muitos motivos para comemorar os seus 50 anos em 2025: obteve Certificado de Acreditação da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ganhou uma nova sede em Cuiabá e conseguiu ampliar a capacidade de diagnóstico.

“O Governo de Mato Grosso investiu R$ 34,3 milhões em obras na nova sede do Lacen, em uma área construída de 2.254 m². A estrutura possui equipamentos exclusivos na América Latina para ofertar exames de sorologia, biologia molecular, micobacteriologia, microbiologia clínica, entre outros, aos 142 municípios via Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com a diretora do Lacen-MT, Elaine de Oliveira, a unidade foi construída para atender as necessidades do laboratório, que é pautado em normas internacionais, e na modernização do Parque Tecnológico. Em um investimento total de mais de R$ 60 milhões, o Lacen contém 32 laboratórios dentro de suas instalações.

O Lacen foi o primeiro laboratório público do Centro-Oeste a receber o Certificado de Acreditação do Inmetro, que reconheceu a sua excelência em qualidade e competência técnica, assegurando padrões de precisão, rastreabilidade e confiabilidade em análises que impactam diretamente a saúde da população. Após a mudança de sede, o Lacen passou por uma nova avaliação e manteve o selo.

“O Parque Tecnológico foi todo atualizado, com equipamentos de primeira geração e qualificação técnica da equipe, e processos administrativos implementados para cumprir a norma internacional ISO 15.189/2024, que é o que nos levou a ter a acreditação, um reconhecimento formal da competência para realizar análises específicas na área médica”, afirmou. 

Ao longo de 2025, o Lacen realizou 349 mil análises laboratoriais, contemplando exames essenciais para a saúde pública no Estado.

As análises abrangeram áreas estratégicas como biologia molecular, imunologia, entomologia, micobacteriologia, bacteriologia, micologia, além das ações de vigilância ambiental e sanitária, com análises de qualidade da água e de alimentos.

Foram feitas ainda análises de controle de qualidade de lâminas (tuberculose, hanseníase, leishmaniose, malária e doença de Chagas), bem como análises voltadas ao controle da qualidade dos exames citopatológicos do colo do útero.

 

Segundo Elaine, os resultados expressivos do Lacen refletem o compromisso institucional com a excelência técnica, e consolidam a unidade como referência estratégica para a saúde pública no Estado, com impacto direto na vigilância, assistência e na tomada de decisões.

“O ano de 2025 foi marcado por grandes desafios, mas também por importantes conquistas. Ao longo do ano, o laboratório avançou em processos de qualidade, ampliou a produção de análises, fortaleceu a capacitação da rede estadual, recebeu e manteve acreditações e concluiu a mudança para a sede definitiva, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados”, destacou a diretora.

No ano passado, o Lacen ampliou o escopo analítico do laboratório de genética, com a implementação de uma nova análise (monitoramento de metotrexato - MTX), voltada a doenças raras, essencial para o acompanhamento terapêutico de pacientes oncológicos do Hospital do Câncer de Mato Grosso.

Também foram implantadas novas análises no laboratório de biologia molecular, na imunologia e no laboratório de microbiologia de água e alimentos.

Projetos estratégicos, articulações e inovação

O Lacen ampliou sua atuação por meio de projetos estratégicos e articulações interinstitucionais que fortalecem a saúde pública e a capacidade de resposta do Estado.

O Projeto Navio, em parceria com a Fiocruz e a Marinha do Brasil, atuou na ampliação do acesso às ações laboratoriais em áreas de difícil acesso geográfico, contribuindo para o diagnóstico oportuno e o monitoramento de agravos em populações ribeirinhas e regiões remotas.

A participação do Laboratório no projeto Pai Presente, do Tribunal de Justiça (TJ-MT), manteve-se como importante ação de apoio ao sistema de Justiça na efetivação do direito à identidade civil e ao reconhecimento de vínculos familiares.

Uma parceria com o Instituto Butantan fortaleceu iniciativas voltadas à vigilância laboratorial e ao monitoramento das variantes circulantes para vírus respiratório e arbovírus, bem como ao desenvolvimento técnico-científico, ampliando a integração do Lacen com centros de referência nacional.

No ano passado, o Laboratório firmou um termo de cooperação com o Laboratório Forense da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para a realização de análises laboratoriais de metanol, substância associada a eventos de intoxicação e risco à saúde pública.

Outro destaque em 2025 foi o Conexão LAB, uma série composta por oito episódios para debater temas de relevância para a vigilância laboratorial, promovendo a troca de experiências, o alinhamento de práticas e o fortalecimento da comunicação entre o Lacen e os serviços de saúde.

Capacitações, desenvolvimento profissional e qualificação das equipes

O Laboratório investiu na capacitação contínua, no desenvolvimento profissional e no fortalecimento técnico das equipes próprias e da Rede Estadual de Laboratórios, por meio de ações de educação permanente, supervisão técnica e monitoramento sistemático dos processos laboratoriais.

Foram realizados 306 eventos internos, como treinamentos organizacionais, capacitações em gestão da qualidade, implantação de sistemas, ações educativas e palestras temáticas. Além disso, destaca-se a participação dos servidores em capacitações e treinamentos externos, visitas técnicas e eventos técnico-científicos, incluindo congressos, oficinas, simpósios e reuniões, ampliando o intercâmbio de conhecimentos e promovendo a atualização profissional. 

“Foram quatro congressos científicos, nos quais foram apresentados 16 trabalhos, abordando temas estratégicos da vigilância laboratorial. Esta produção evidencia o protagonismo técnico da instituição e a capacidade das equipes em transformar dados laboratoriais em conhecimento aplicado à saúde pública”, concluiu.

O Lacen contou também com a publicação de cinco artigos científicos, reforçando sua contribuição para o avanço do conhecimento, a qualificação das práticas laboratoriais e o fortalecimento da vigilância em saúde no âmbito estadual e nacional.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais