
A Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (15), a Operação Final de Ano 2025, em uma mobilização que atinge de forma simultânea todos os 142 municípios do estado. A ação integra o programa "Tolerância Zero", estabelecido pelo Governo do Estado para o combate à criminalidade, e ocorrerá ininterruptamente até o dia 3 de janeiro.
O principal objetivo é a preservação da ordem pública e a redução dos índices de criminalidade durante as festividades, recessos e férias escolares. O planejamento estratégico prevê um reforço substancial no policiamento, que se concentrará não apenas nas movimentadas áreas comerciais, mas também nas rodovias e nos bairros residenciais.
Para cumprir a meta de segurança máxima, a PM-MT escalou todo o seu efetivo administrativo, além dos policiais dos batalhões de área. A força-tarefa incluirá diversas ações preventivas, como saturações, abordagens policiais, blitzs e pontos demonstrativos.
O subchefe do Estado Maior, coronel Anderson Luiz do Prado, declarou durante a solenidade de lançamento em Cuiabá que a operação é uma resposta direta aos investimentos estaduais. Ele destacou que a instituição recebeu um aporte de mais de R$ 237,2 milhões nos últimos quase sete anos.
"Graças a esse reconhecimento e valorização dos nossos servidores, a Polícia Militar de Mato Grosso consegue dar uma resposta ainda mais rápida no combate à criminalidade e deflagrar, de forma simultânea, em todos os 142 municípios, uma operação para reforçar o policiamento tático e ostensivo," afirmou o coronel.
O comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Lima Júnior, que abrange a capital e cidades vizinhas como Chapada dos Guimarães, reforçou que a presença ampliada nas ruas demonstra o planejamento estratégico de segurança para garantir a tranquilidade de toda a população durante o período festivo.
A operação de segurança contará com o apoio das unidades especializadas da PM, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria), Proteção Ambiental (BPMPA), Força Tática e Raio.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!