ECONOMIA

CAE de Várzea Grande participa do Start Sebrae 2026 e reforça apoio aos pequenos negócios

Por Secom Pref. VG
Publicado em 09-02-2026 às 09:21hrs
A equipe do Centro de Atendimento ao Empreendedor de Várzea Grande (CAE/VG) participou do lançamento do Start Sebrae 2026, realizado na Agência Regional Metropolitana do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em Cuiabá.

O evento reuniu cerca de 500 empreendedores da Baixada Cuiabana, que foram atualizados sobre os impactos da Reforma Tributária nos pequenos negócios, além de cenários, tendências e inovações previstas para 2026.

Representando Várzea Grande, o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Edu Sá, enfatizou a importância da parceria com o Sebrae. “A participação do CAE/VG no Start Sebrae 2026 fortalece o atendimento aos empreendedores de Várzea Grande. Esse conhecimento adquirido será fundamental para orientar melhor nossos microempreendedores, principalmente diante das mudanças trazidas pela Reforma Tributária”, afirmou.

“A participação do CAE/VG no Start Sebrae 2026 reforça o compromisso da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, em fortalecer o empreendedorismo local, ampliar o acesso à informação e preparar os pequenos negócios para os novos desafios do cenário econômico’, pontou a gestora da pasta Fabyane Nagazawa.

Durante a abertura, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MT, Jonas Alves, destacou o papel estratégico da instituição no fortalecimento das empresas e a diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, ressaltou que os pequenos negócios representam 93% do universo empresarial da região metropolitana e reforçou o compromisso do Sebrae com esse público.

START EM VG - A atendente do CAE/VG, Erika da Costa Farias, explicou que o evento marca o início oficial da agenda 2026 em parceria com o Sebrae. “Hoje iniciamos a agenda junto com o Sebrae, com palestras e muito conteúdo. Todo esse conhecimento será levado para a Sala do Empreendedor de Várzea Grande, no shopping, para melhor orientar os empreendedores do nosso município”, explicou.

Segundo Erika, uma das demandas mais recorrentes no CAE/VG está relacionada ao reenquadramento de Microempreendedores Individuais (MEIs). Em janeiro, foi realizado um mutirão de atendimento, voltado a empreendedores desenquadrados em 2025, seja por débitos com a Receita Federal ou por ultrapassar o limite anual de faturamento do MEI, fixado em R$ 81 mil. “Somente no mês de janeiro atendemos mais de 400 pessoas. Muitos empreendedores não têm conhecimento sobre suas obrigações fiscais e acabam sendo desenquadrados sem perceber”, relatou.

Ela reforçou que o trabalho do CAE vai além da emissão de boletos. “Nós acompanhamos o microempreendedor de perto. Muitas vezes pegamos na mão mesmo, porque são pessoas simples, que não têm contador e desconhecem obrigações como pagamento da DAS e controle de faturamento”, afirmou.

Entre os temas que mais geram dúvidas atualmente estão a Reforma Tributária, o uso do Pix, a necessidade de conta jurídica e os limites de faturamento. “Eles estão apreensivos com as mudanças, principalmente sobre o Pix e a reforma. Nosso papel é esclarecer e orientar para que não haja prejuízos”, explicou Erika.

REFORMA TRIBUTÁRIA - Durante o evento, o palestrante Marcelo Veiga abordou as mudanças na legislação tributária, destacando que a reforma será implementada de forma gradual até 2033. Segundo ele, a nova estrutura exige maior organização contábil e fiscal das empresas.

“Com a substituição de tributos como PIS e Cofins pelo CBS e a unificação de impostos no IBS, haverá simplificação e mais transparência. O empresário e o consumidor saberão exatamente quanto estão pagando de imposto”, explicou.

O palestrante também alertou sobre o Split Payment, modelo que recolhe o imposto automaticamente no momento da transação. “Isso cria uma cadeia de responsabilidade entre fornecedor e comprador, incentivando a regularidade fiscal e a organização das empresas”, pontuou.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais