SEGURANÇA

Governador anuncia delegada para chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Por Secom Gov.MT
Publicado em 12-12-2025 às 10:16hrs
Gabinete vai articular medidas de secretarias e órgãos do governo para reforçar combate à violência contra a mulher

O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (10.12), a delegada da Polícia Civil de Mato Grosso, Mariell Antonini, para chefiar o Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

"Mariell atua em Mato Grosso há muitos anos nesse tema de violência contra a mulher. Tem grande experiência para ajudar nessa articulação e ser uma porta-voz dedicada, exclusivamente, a esta política de combate em Mato Grosso. Pode ter certeza que nós não vamos descansar para que possamos proteger as mulheres de nosso Estado", afirmou o governador Mauro Mendes.

Mariel possui 10 anos de experiência no enfrentamento da violência doméstica e atualmente lidera a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Polícia Civil, responsável pelas ações desenvolvidas pelas delegacias e articulava políticas de prevenção, proteção e atendimento às vítimas em todo o Estado.

"Agradeço a confiança depositada. Mato Grosso tem um caminho sedimentado na política de combate à violência contra a mulher. Com a criação desse gabinete, haverá um fortalecimento dessa política e o desenvolvimento de novas ações voltadas tanto à prevenção, quanto ao enfrentamento da violência contra a mulher. Muito já foi feito, e agora teremos um poder maior de articulação e de governança", destacou a delegada.

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O objetivo do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres é integrar ações entre as secretarias e órgãos do governo, para reforçar o combate à violência contra a mulher e fortalecer a rede de proteção às vítimas no Estado.

Como chefe do Gabinete, a delegada Mariell Antonini coordenará as ações dos órgãos estaduais, como as Secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp) e de Assistência Social e Cidadania (Setasc), a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Mauro Mendes lembrou que o Estado já tem muitas ações executadas de combate à violência contra a mulher, como a ampliação da Patrulha Maria da Penha e o lançamento dos aplicativos SOS Mulher e Botão do Pânico.

"É um assunto que incomoda a todos nós que aqui estamos. A violência doméstica está acontecendo muito aqui no Brasil, e aqui em Mato Grosso não é diferente. O governo tem tomado muitas medidas, muitas ações que estão sendo feitas pelos órgãos do Estado e vamos tomar quantas forem necessárias e possíveis para proteger as nossas mulheres", concluiu o governador.

Confira as ações de violência já executadas pelo Estado

Em 2025, o Governo de Mato Grosso já investiu R$ 93,4 milhões em ações de combate à violência contra a mulher. Além disso, desde 2019, o Governo do Estado mantém políticas com ações de prevenção, repressão e assistência às mulheres vítimas de violência, entre as quais estão:

  • Criação do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres;
  • Criação da Coordenadoria de Políticas de Enfrentamento à Violência de Gênero;
  • Criação da Secretaria Adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres;
  • Criação da Sala Lilás;
  • Criação da Casa de Eurídice;
  • 100% de resolução dos feminicídios; 
  • Implantação do Plantão 24 Horas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual;
  • Implantação do Botão do Pânico e do aplicativo SOS Mulher;
  • Ampliação da Patrulha Maria da Penha; 
  • Ampliação do número de delegacias e núcleos especializados;
  • Implantação do programa SER Família Mulher, auxílio-moradia de R$ 800;
  • Implantação do programa SER Família Mulher na Comunidade;
  • Ampliação da rede de proteção e monitoramento eletrônico dos agressores;
  • Ampliação das ações de comunicação para prevenção à violência doméstica;
  • Oferta de atendimento psicológico;
  • Deflagração da Operação Shamar;
  • Capacitação das forças de segurança;
  • Implantação na grade curricular do "combate à violência doméstica" de forma interdisciplinar no ensino médio das escolas estaduais;
  • Publicação do Plano Estadual de Metas para Enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais