O prefeito Kalil Baracat e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, abriram o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Mato Grosso, no Centro Cultural da Orla da Alameda em Várzea Grande.
O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, reuniu prefeitos, gestores, servidores e especialistas interessados em conhecer e dialogar sobre inovações, abordando soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos. O evento também integra a programação de aniversário de 157 anos de Várzea Grande.
Em seu discurso de abertura, Kalil Baracat, um dos prefeitos selecionados para receber o título de Prefeito Inovador 2024, destacou a importância do Fórum para o momento atual dos municípios, que através dos seus gestores, buscam a modernidade para a agilidade e simplicidade na administração pública. Ele citou como exemplo a implantação em Várzea Grande da Rede SIM, onde o município foi o primeiro do estado a implantar a iniciativa pioneira em Mato Grosso, que possibilitou a abertura de empresas em até 5 minutos.
“As prefeituras têm que se modernizar, têm que se adequarem. Nós estamos informatizando todos os nossos procedimentos, digitalizamos todo o quadro de servidores da prefeitura o que permitiu o controle, a atualização e os enquadramentos com mais segurança e assertividade” comemorou.
Kalil destacou ainda a criação do primeiro centro de Robótica das escolas públicas de Mato Grosso que foi implantado em sua gestão e os investimentos de mais de R$ 4,5 milhões em tecnologias educacionais como: lousas digitais e mesas interativas nas escolas municipais de Várzea Grande. “Nós temos hoje um laboratório de Robótica no Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande – NET/VG, que está preparando nossos alunos e professores para os desafios modernos da tecnologia. Várzea Grande está se preparando para ser um grande polo tecnológico no Estado” declarou.
O prefeito lembrou ainda que Várzea Grande juntamente com o Governo do Estado de Mato Grosso está implantando o Parque Tecnológico que será um divisor de água na economia local, estadual e nacional, pois está voltado a transformar a cidade em um polo educacional e industrial com interesse voltado para o agronegócio.
“Caminhamos de forma acelerada e eficiente para transformar Várzea Grande através de avanços tecnológicos em uma cidade melhor para se viver, para estudar e trabalhar”, disse Kalil Baracat.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa reforçou a capacidade da tecnologia se tornar uma grande fonte de receita e empregos para uma cidade e apresentou todos os serviços digitais disponíveis à sociedade na página oficial da prefeitura. “Várzea Grande tem procurado se espelhar em cidades que utilizam a tecnologia e nos investimentos nos serviços públicos de atendimento ao cidadão, gerando mais credibilidade, mais transparência para quem utiliza os serviços da Prefeitura”, afirmou Charles Caetano.
Participam do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Mato Grosso, os Prefeitos e gestores de Alto Garças, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nortelândia, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande compartilham os avanços tecnológicos e mostram como as cidades têm investido em novas tecnologias visando melhorar o atendimento aos cidadãos. Também participam do Fórum o subtenente Leandro Gustavo Alves, Assessor Técnico de Projetos de Tecnologia na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Governo de Mato Grosso, e a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da SECITECI, Lecticia Figueiredo. Eles apresentam as inovações disponíveis no Governo do Estado para apoiar a transformação digital das cidades.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!