Com o clima quente característico dessa época do ano, o Horto Florestal se destaca como um local natural de aprendizado e refúgio para crianças e comunidade em geral. Só no mês de outubro, o espaço recebeu por meio de agendamento cerca de 530 estudantes e educadores comprometidos em repassar conhecimentos sobre os biomas que compõem a natureza. Por conta do calor excessivo, a programação ocorreu apenas nos períodos matutinos. Além de centenas de pessoas que visitam por iniciativa própria.
Segundo os professores, o ambiente de aprendizado ao ar livre proporciona às crianças a oportunidade de explorar riquezas da flora e fauna local, além de compreender a importância da preservação ambiental.
Entre as atividades desenvolvidas estão as trilhas ecológicas, observação de aves, exploração de diferentes ecossistemas e orientações sobre conservação. São experiências que proporcionam um aprendizado prático que não pode ser replicado em sala de aula e que evidencia a relevância do Horto Florestal na educação ambiental.
“É sem dúvida uma verdadeira descoberta tanto para os estudantes como para turistas e demais pessoas ao transitar pelas trilhas do Horto Florestal. São várias delas, como a do Jacaré, da Manga, do Caxinguelê, da Amizade, do Ipê, do Mogno, da Teca, da Alameda das Cutieiras, e outras mais. É uma viagem de onde se leva uma bagagem de conhecimento”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADES), Renivaldo Alves do Nascimento.
Além do público infantil, moradores de diferentes regiões da Capital tem procurado se refugiar na natureza para driblar o calor intenso de Cuiabá. Ou seja, muitas pessoas visitaram o Horto Florestal Tote Garcia sem agendamento. No caso, não estão inclusos no total de visitantes contabilizados no mês. “Em busca de alívio por conta do calor e de ambiente fresco ao ar livre, os visitantes encontram no Horto Florestal um refúgio ideal e se encantam com o que descobrem. Além disso, a sombra das árvores e as áreas verdes oferecem um alívio em meio às altas temperaturas”, explicou a educadora ambiental, Analice Nazário Castelo.
De fato, não tem sido fácil para os moradores da calorosa Cuiabá. Este mês a Capital dos mato-grossenses se destacou como a cidade mais quente do país por diversas vezes, com temperatura acima de 42º.
Vale ressaltar que espaços como o do Horto Florestal desempenham um papel fundamental no bem-estar da comunidade. Oferece um ambiente tranquilo e natural para recreação, exercícios e relaxamento, que contribuem para o bem da saúde física e mental das pessoas.
O trabalho de Educação Ambiental é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e acontece durante o ano todo. Interessados, incluindo também grupos de idosos e empresas, além das escolas, podem marcar a visita por meio do telefone (65) 9358-7483.
EM NOVEMBRO
Para o mês de novembro o Horto Florestal já tem programação prevista para atender cinco escolas, sendo que uma delas já confirmou sua visita no dia 1º do mês. Essas visitas promovem a educação ambiental, inspirando as crianças a se tornarem defensoras da natureza e incentivando a próxima geração a cuidar do nosso planeta.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!