ESPORTES

​​​​​​​Mais de 40 mulheres são qualificadas pela Prefeitura de Cuiabá e apostam em novos negócios

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 18-11-2025 às 09:55hrs
“O Workshop Mulheres Empreendedoras nasce como uma iniciativa simples, dinâmica e transformadora, e, com o apoio da comunidade, tem tudo para crescer ainda mais”.

A realização do Primeiro Workshop Mulheres Empreendedoras, pela Secretaria Municipal da Mulher com apoio do Núcleo da Primeira-Dama superou as expectativas e as equipes já trabalham pensando em ampliar a iniciativa para bairros polos, a partir de 2026. A edição mobilizou mais de 40 mulheres durante a semana, de 10 à 14 deste mês, que almejam uma virada na vida profissional e financeira. A maratona de cursos gratuitos em diferentes áreas, desde estratégias de marketing para negócio e produto, precificação e depoimento de casos de sucesso, aconteceu das 14h às 17h.

“É gratificante ver o empenho de cada uma delas, vencendo seus próprios desafios, trazendo filhos pequenos para não perder o conteúdo e se aprimorar. O projeto foi criado justamente para fortalecer o protagonismo feminino. O resultado demonstra a necessidade de seguirmos mais próximo da realidade delas, nos maiores bairros, para facilitar a participação dessas mulheres que se desdobram nos afazeres para melhorar a sua realidade e de toda a família. Assim, ampliaremos o universo de mulheres interessadas a participar”, pontuou a secretária da Mulher, coronel Hadassah Suzannah.

A programação é interativa e dinâmica, de fácil assimilação por meio de experiências práticas e dinâmicas de aprendizado.  “A proposta das oficinas com encontros curtos, objetivos e focados em um único tema por tarde, tornou o aprendizado mais leve, acessível e direto ao ponto, o que agradou as participantes. A dinâmica favoreceu a troca de experiências entre elas, aproximou quem já empreende e quem deseja começar, e mostrou que pequenos formatos também geram grandes impactos”, frisou diretora de empreendedorismo da Secretaria da Mulher, Bruna Rangel.

Outra ideia que começa a ser pensada é organizar mais edições do Workshop ao longo do ano, para garantir que cada vez mais mulheres tenham acesso a oportunidades de capacitação.

Para 2026, a Secretaria Municipal da Mulher também busca novos parceiros, tanto mulheres que desejam participar quanto profissionais e instituições que queiram somar na realização das ações.

“Se você tem conhecimento em alguma área e deseja compartilhar por meio de oficinas, ou representa uma entidade interessada em contribuir, será muito bem-vindo(a) a construir esse projeto junto com a gente”, pontuou Bruna.

E complementou a coronel Hadassah Suzannah: “O Workshop Mulheres Empreendedoras nasce como uma iniciativa simples, dinâmica e transformadora, e, com o apoio da comunidade, tem tudo para crescer ainda mais”.

A abrangência do aprendizado

Eliane Lopes, participou do Workshop e já no segundo dia deu conta de produzir o próprio cartão de visitas, e outros trabalhos após a palestra sobre Branding, Identidade Visual e Posicionamento, na temática criando uma marca forte e com identidade. Ela foi uma das que precisou levar a filha pequena para o curso, e busca conhecimento para alavancar a produção de banana chips. “O Workshop agrega conhecimento, quanto mais conhecimento melhor”, declarou.

Priscila Pacheco, já fez outros cursos com o apoio da Secretaria da Mulher, entre eles, de cabeleireira e já abriu o próprio salão em sua casa. Formada em Geografia, é técnica em agrimensura, mas precisou mudar de atividade para se dedicar a filha pequena. “A capacitação me trouxe uma visão de empreendedorismo que eu não tinha antes. Aprendi muito, como por exemplo, qualidade no atendimento, a importância do marketing, precificação dos produtos e serviços para que ninguém perca e seja bom para o cliente. Minha filha é minha fonte de inspiração, por ela eu tenho me esforçado e consigo trabalhar e ficar com ela”, explicou.

Edna Trindade busca conhecimento para deixar o bar em que trabalha com o marido. Seu desejo é ingressar na fabricação de temperos, que já realiza e vende no estabelecimento. “Aprendi muito quanto ao atendimento ao público, ferramentas de tecnologia, a valorizar o que faço e muito mais, tenho convicção que vou conseguir realizar meu sonho de empreender”, disse.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais