
O rebaixamento para a Série B em 2024 trouxe consequências severas para o Cuiabá Esporte Clube. Segundo apuração do portal "Gato Mestre", extensão do GE, o Dourado registrou a maior queda no número de sócios adimplentes entre os clubes da competição.
A queda foi brusca: de aproximadamente 3 mil associados, no ano passado, para apenas 148 no mês de julho, o que representa mais de 95%. A baixa adesão impacta diretamente na arrecadação do clube, que, em 2023, obteve R$ 1,6 milhão com o programa de sócio-torcedor — valor que deve despencar nesta temporada.
Mesmo com ingressos a preços populares — a partir de R$ 10 no setor Leste Inferior — e com o quarto ingresso mais barato da Série B (média de R$ 13,38), o Cuiabá também enfrenta baixa adesão nas arquibancadas. A média de público na Arena Pantanal é de apenas 2.235 torcedores por jogo, o que representa cerca de 5,2% da capacidade total do estádio, que comporta quase 43 mil pessoas.
A página “Vamos Dourado” apontou fatores como desmobilização da torcida após o rebaixamento, distanciamento entre clube e torcedores e desinteresse geral como causas para o esvaziamento da Arena. A queda de público contrasta com o bom desempenho da equipe dentro de casa: o Cuiabá venceu 7 dos 10 jogos disputados na cidade até agora, sendo um dos melhores mandantes da Série B.
Os planos de sócio-torcedor seguem disponíveis com preços variados. O Plano Prata custa R$ 360 anuais e dá acesso ao setor Leste Inferior. O Plano Ouro, de R$ 1.200, permite entrada no setor Oeste Inferior, atrás dos bancos de reservas. Já o Plano Diamante, por R$ 3.600 ao ano, garante lugar no camarote Oeste com open bar e petiscos. Ainda assim, o número de adesões está em baixa, refletindo o momento turbulento vivido pelo clube fora de campo.
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