A importância organizacional das contas da Saúde foi o tema central do último dia do Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento, que teve início na segunda-feira (15) e se estendeu até sexta-feira (19), abordou também a gestão e fiscalização de contratos, estratégias para alcance de bons índices na Saúde e o uso da tecnologia no segmento.
Integrante do painel que abordou as “Orientações Contábeis sobre Saldo em Contas”, a secretária-executiva do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ana Paula Louzada, ressaltou a importância do planeamento para o gerenciamento das contas da Saúde durante trocas de gestão.
“É preciso finalizar a gestão e realizar a transição com qualidade, havendo ou não troca do prefeito, como é previsto na Legislação. Também devemos nos atentar para que o processo de encerramento leve em consideração o quadro de pessoal e as licitações, evitando assim prejuízos e garantindo a eficiência dos recursos”, salientou.
A secretária-executiva ressaltou ainda a necessidade de o Conselho Municipal de Saúde ter todos os processos administrativos registrados e fazer essa transição de forma pacífica. “É preciso ter transparência das informações, que a Saúde esteja organizada tanto para o gestor que sai, como para o que entra, pois a Saúde não para, precisamos garantir que o serviço continue e com qualidade.”
Na ocasião, a secretária municipal de Saúde de Juruena, Vânia da Silva Gomes Rocha, frisou a relevância do Seminário. “Na minha equipe tem pessoas que estão começando agora e pessoas quer atuam no segmento há mais de 20 anos, essa é uma oportunidade de atualizar aqueles que já estão há muito tempo e ensinar os que estão chegando. Também é muito importante para mim, como secretária, porque mesmo que eu não vá atuar diretamente nas solicitações, estou a todo o tempo participando dos processos, tenho que saber o que está acontecendo.”
O Seminário de Formação Técnica sobre Gestão da Saúde foi realizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), e contou com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!