A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso apresentou, durante o 3º Encontro dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, os investimentos feitos pelo Estado em infraestrutura e as ações na área da segurança. Além de conselheiros de 86 municípios mato-grossenses e representantes das secretarias de Segurança do Paraná e Mato Grosso do Sul, o evento reuniu membros do Poder Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público, entre outros órgãos, estiveram no evento, que ocorreu na quinta-feira (15.08).
“Hoje podemos afirmar, com orgulho, que Mato Grosso saiu da condição de Estado atrasado e se tornou uma referência em infraestrutura, eficiência e modernização das forças de segurança. Estamos sendo modelo para outras regiões do país”, destacou o secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública, coronel Fernando Carneiro Tinoco, que também apontou a importância da parceria com os conselhos.
Antes de 2019, lembrou Fernando Tinoco, as polícias tinham dificuldade financeira até para comprar combustíveis para as viaturas. Conforme ele, de janeiro de 2019 a julho deste ano, o Governo do Estado já investiu R$ 1,7 bilhão na Segurança Pública.
“Agora temos o mais moderno e seguro sistema de comunicação digital implantado em todas as viaturas. Ninguém invade mais o sinal de rádio da polícia. Os armamentos e viaturas disponíveis são modernas e eficientes ao enfrentamento da criminalidade. E com o Programa Vigia Mais MT, o policial tem a tecnologia de videomonitoramento nas mãos para fazer uso da tecnologia no policiamento e repressão criminal em todas as cidades”, citou ele.
De acordo com o secretário-adjunto de Integração Operacional, o fortalecimento da parceria entre a Sesp e os conselhos comunitários de segurança vem sendo fundamental dentro dessa política de melhoria da infraestrutura e modernização das forças policiais.
Ele destacou que, por meio dos conselhos, além de reivindicar e discutir ações, a sociedade pode viabilizar recursos para obras e serviços em todas as áreas da segurança. Como exemplo, Fernando citou a construção do quartel da Força Tática em Sorriso, da Base Integrada em Guariba e unidades policiais em Juína e Peixoto de Azevedo, construídas com recursos oriundos de TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) levantados pelos conselhos
O presidente da Federação Mato-grossense dos Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg), Danilo Moraes, destacou que Mato Grosso é o único Estado que dispõe de lei regulamentada (10.931/19) que reconhece os conselhos como entidades jurídicas. Essa legislação, avalia Danilo, possibilita a participação dos conselhos nas discussões e decisões da Segurança Pública.
Nesse 3º Encontro, explicou Danilo, além de mostrar as ações de sucesso, as discussões buscaram esclarecer dúvidas e incentivar a destinação de recursos de multas e outros acordos judiciais às obras e serviços voltados à segurança da população.
Entre as autoridades que ministraram palestra estão o conselheiro do Tribunal de Contas Valdir Teis, o promotor de Justiça Ronaldo Rodrigues de Oliveira, o delegado de Polícia Mário Dermeval e a juíza do Trabalho Juliano Cruz Graziele Cabral Braga de Lima. O evento foi realizado pelo Tribunal de Contas(TCE-MT) em parceria com a Feconseg-MT.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!