
A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou quatro transplantes renais entre doadores vivos, no Hospital São Mateus, em Cuiabá, nesta quinta e sexta-feira (23 e 24.10).
Em 2025, já foram realizados sete transplantes de rim em Mato Grosso, sendo seis com doador vivo e um com doador falecido.
“Estes dias intensos de trabalho da Central Estadual de Transplantes demonstram a importância da retomada do transplante renal em Mato Grosso, com a habilitação do Hospital São Mateus para a realização dos transplantes de rim. Acreditamos que, em breve, a unidade estará apta a fazer os transplantes hepáticos também”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, informou que os pacientes foram avaliados conforme um rigoroso protocolo de avaliação do doador e receptor, a confirmação de compatibilidade sanguínea, a tipagem de HLA e todos os exames para rastreamento de doenças infecciosas.
“Duas pacientes daqui de Mato Grosso estavam inseridas na lista de outro Estado, mas com a habilitação do serviço aqui manifestaram o interesse de serem acompanhadas pela Central Estadual de Mato Grosso. Felizmente, tiveram um excelente desfecho: a compatibilidade com doadores vivos e a concretização do transplante renal”, contou Fabiana.
Dos quatro transplantes realizados, dois doadores são irmãos dos receptores, uma doadora é mãe da receptora e outro doador é esposo da receptora.
Para a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a realização e o sucesso dos quatro procedimentos demonstram a seriedade da unidade habilitada.
“Estamos muito felizes com a concretização de quatro transplantes de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em território mato-grossense. Para nós, é motivo de orgulho. Parabenizamos a equipe do Hospital São Mateus pelo comprometimento nessa força-tarefa”, concluiu.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!