O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu a qualificação dos gestores municipais para o avanço da administração pública, durante o primeiro Seminário de Formação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Realizado em parceria com a Corte de Contas, o evento tem foco na Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) e teve início nesta segunda-feira (5).
“Onde houver servidor público, estaremos presentes. Vamos manter seminários e cursos no Tribunal, por meio da nossa Escola Superior de Contas, porque queremos que todos os prefeitos tenham equipes preparadas e que também estejam sempre preparados. Hoje estamos falando de uma lei complexa, mas fundamental para toda a administração” disse o presidente do TCE-MT.
Na ocasião, também foi apresentada a cartilha Gestão em Ano de Eleição. Elaborada pelo TCE-MT, ela orienta os gestores sobre as condutas adequadas no período. “A gestão em ano de eleição é diferente, é preciso ter mais cuidado com as questões eleitorais, econômicas, financeiras e de propaganda. Então, esse material reforça que o gestor não pode se utilizar da estrutura do município para se favorecer ou para fortalecer alguma candidatura”, ressaltou Sérgio Ricardo.
O presidente destacou ainda a urgência de ações para o fim das desigualdades entre os municípios de Mato Grosso. “Quando o Tribunal conversa com o gestor, o objetivo é melhorar os índices e desenvolver os municípios. Isso acontece por meio de política orientativa, que é o que o TCE faz, e com política executiva, que é o que o gestor faz. É uma combinação de entendimentos, de que temos um estado muito rico, mas que precisa ser rico para todos.”
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que o evento será de grande relevância para gestores e equipes, que terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a nova norma com especialistas na área. “A capacitação é uma prioridade da nossa gestão, pois aprimora competências técnicas e viabiliza mais eficiência à administração local”, afirmou, acrescentando que este é o primeiro de uma série de eventos técnicos que serão promovidos até o fim do ano.
Programação
Reunindo mais 800 participantes de todo o estado, o Seminário conta ainda com o apoio da OAB, Atame-MT e Instituto Fernandinho. A programação é conduzida por especialistas na área e inclui a regulamentação da legislação, estudo técnico preliminar, termo de referência, processos de contratação, obras públicas, governança e gestão de riscos.
Foi o que explicou o coordenador do evento, Christian Pérez, ao destacar a relevância da parceria com o TCE-MT para o avanço da administração pública. “Um dos pilares dessa gestão, em parceria com o Tribunal, será promover a capacitação, visando fortalecer cada vez mais os municípios e a prestação de serviço na ponta, para os contribuintes. Agradeço ao TCE que, desde o início desse projeto, foi solicito e nos deu todo o suporte necessário”, pontou.
O seminário se estende até quarta-feira (7), no formato presencial, na sede da Associação e on-line, com transmissão pela plataforma Zoom. Foram disponibilizadas cinco vagas por município e os inscritos que acompanharem toda a programação receberão certificado de participação.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!