Os produtores de pequena propriedade da comunidade Mineira, no Distrito de Aguaçu, participaram de uma palestra com ênfase em educação financeira, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED). A ação aconteceu na última quarta-feira (12), em parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi.
O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, e dos técnicos da Diretoria de Agricultura e Abastecimento. A iniciativa reuniu vinte produtores rurais e faz parte das diretrizes do programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar da baixada cuiabana por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos.
“Atualmente, estamos trabalhando em oito comunidades, oferecendo capacitações e cursos para fomentar ainda mais a agricultura de produtores de pequenas propriedades da baixada cuiabana, e a educação financeira é um dos pilares para alavancar produções e garantir uma fonte de renda segura. Eu sempre digo que um dos grandes propósitos da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é, além de levar o peixe, ensinar a pescar, e é isso que estamos fazendo hoje”, frisou Francisco Vuolo.
A comunidade Mineira tem como ênfase o cultivo de tubérculos como mandioca e batata, além de alimentos favoráveis ao solo e clima cuiabano, como banana, abacaxi, maracujá, caju, coco, mamão e manga.
“Essa iniciativa de vocês em nos dar essa palestra é muito importante para nos organizarmos nas propriedades, termos conhecimento financeiro e para a gente poupar dinheiro. Às vezes, nem precisamos pegar empréstimo, só precisamos da educação para guardar dinheiro e alcançar nossos objetivos. Então, acho muito importante essa atenção da Prefeitura de Cuiabá”, pontuou Margareth Rodrigues, produtora rural.
A palestra foi conduzida pelas agentes financeiras especialistas em agronegócios do Sicredi. “Agradecemos à Prefeitura de Cuiabá por nos dar essa oportunidade de falar sobre educação financeira. Nós trabalhamos com linhas de crédito, mas principalmente com educação financeira, então convidamos os produtores da baixada cuiabana para participarem das nossas palestras, tanto nos assentamentos quanto nas feiras livres promovidas mensalmente na Praça Alencastro”, finalizou Thayna Negrisoli, gerente de Agro do Sicredi.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!