SAÚDE

Prefeito de Cuiabá cria equipe de plantão para assumir a Saúde

Por Secom PMC
Publicado em 01-01-2024 às 10:38hrs
Preocupado com as festas de fim de ano e para garantir o atendimento das unidades 24h

Preocupado com as festas de fim de ano e para garantir o atendimento das unidades de saúde 24h, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, indicou o especialista em saúde, Oscarlino Alves e o médico Anderson de Souza Ferreira Torres Araújo. O anúncio foi feito na manhã deste domingo (31). A partir de 1º de janeiro de 2024 a gestão da saúde será retomada pela Prefeitura de Cuiabá.

Oscarlino é servidor público concursado da Saúde,  possui quatro pós-especializações na área e mais de 20 anos de trabalho prestado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o médico Anderson Torres é clínico geral e tem 36 anos. 

“O dia é de comemoração e festa para celebrar a chegada de 2024, mas tenho algumas coisas importantes para anunciar. A partir de amanhã, a administração da saúde da nossa capital retorna para a gestão municipal e anuncio algumas medidas que vão garantir o atendimento de servidores e pacientes, além de assegurar que ninguém que precise de atendimento fique para trás ou encontre alguma porta fechada. Estamos indicando uma equipe extremamente qualificada sob a liderança do especialista em saúde pública, Oscarlino Alves, e do médico, Dr. Anderson Torres, para garantir o atendimento imediato de todas as unidades de 24 horas, como o HMC e as UPAs, principalmente nesse período de festas de fim de ano”, anunciou o prefeito.

O prefeito de Cuiabá relembrou que “apesar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso ter emitido  decisão de que a gestão possa  realizar as nomeações até o dia 8 de janeiro, essa ação rápida é primordial, até porque estamos falando de unidades abertas 24 horas. Com essa medida, garantimos o atendimento à população com prioridade e urgência que o caso requer”.

Tendo como alicerce da administração o zelo e o compromisso com quem mais precisa, o prefeito reiterou “que o novo momento da saúde pública será marcado por humanização respeito às leis, à autonomia do município, aos pilares do SUS, à gestão plena e fortalecimento dos espaços de diálogo com a população”.

Currículos:

Oscarlino Alves tem 53 anos, é profissional de nível superior e conta com 20 anos de carreira dedicada ao SUS e já atuava junto à gestão municipal, como assessor especial de Governo. É economista e possui especializações em Economia e Gestão da Saúde, Gestão de Patrimônio, Gestão de Sistemas de Saúde e também atuou frente à equipe de implantação do SAMU em Mato Grosso e da equipe de elaboração das diretrizes da Programação Pactuada Integrada, foi coordenador de equipe de supervisão médica, superintendente de assistência farmacêutica, assessor de regulação, controle e avaliação e por duas vezes presidiu o Sindicato dos Servidores do Meio Ambiente e Saúde do Estado (SISMA).

O médico Anderson de Souza Ferreira Torres Araújo é bacharelado em Medicina pela UDABOL – Universidade Aquino de Bolívia em 2015 e teve o diploma revalidado pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2018. Ele já atuou como médico intervencionista do SAMU e possui ampla experiência atuando como clínico geral da UPA Ipase e também foi designado como médico responsável técnico da unidade de Saúde.Já desempenhou atividades entre 2019 e 2021 na UPA Morada do Ouro (sala vermelha). Já no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) atuou como médico intervencionista da unidade coronariana de terapia intensiva (UCO), o currículo inclui ainda atendimento em hospitais particulares e no Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência e Emergência em Santo Antonio  de Jesus (BA).

Qualificações e Atividades Complementares

• SIMPÓSIO de Cardiologia e atualização médica realizado pela Sociedade Paulista de Cardiologia (SOCESP) em São José do Rio Preto (SP) no dia 05/08/2017 com 08h de duração, temas abordados a novas técnicas químicas e física anatômicas na passagem de stent e uso de medicação desagregante plaquetária;

• ACLS – Advanced Cardiovalcular Life Support (CUREM) ATUALIZAÇAO 2019

• PHTLS – Prehospital Trauma Life Support (CUREM) ATUALIZAÇAO 2019

• Congresso de Nefrologia realizado pela Sociedade Paulista de Nefrologia em Jales SP em Julho de 2017.

• Curso de RCP- Reanimação Cardiopulmonar e APH- Atendimento Pré-hospitalar (aulas teóricas e práticas) realizado no campus Fernandópolis - Unidade Brasil/SP, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2017 com carga horária total de 16 horas aula;

• Curso de Ausculta Cardíaca e Pulmonar realizado nos dias 04 a 06/05/2014 com duração de 08h;

• Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais e Radiológicos realizado nos dias 22 e 23/05/2013 com duração de 16h;

• Curso de Prevenção e Tratamento de Feridas - visão holística realizado nos dias 10,12 e 17/03/2013 com duração de 16h;

• Curso de atualização ABC do Câncer – Abordagens Básicas para o Controle do Câncer – 1 de Agosto de 2012 com duração de 30 horas.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais