Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um projeto de lei que visa garantir a reserva de pelo menos 5% das unidades habitacionais residenciais para atendimentos às pessoas idosas de baixa renda. De autoria do deputado estadual João Batista (PP), o Projeto de Lei nº 51/2022 altera o Estatuto da Pessoa Idosa do Estado de Mato Grosso (Lei Complementar nº 131/2003).
De acordo com o parlamentar, atualmente o Estatuto do Idoso de Mato Grosso prevê a reserva der 3% das unidades habitacionais. Portanto, o PL proposto irá aumentar essa faixa e conceder uma vida digna para a população estadual.
“Tal percentual é insuficiente para atender a demanda da população carente com mais de 60 anos, que nessa fase da vida merece obter condições digna de moradia, adaptada as suas necessidades diárias, que garanta segurança e independência”, diz trecho da justificativa do projeto.
Segundo o progressista, a cada ano aumenta o número de idosos no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que, em 2019, existiam mais de 32 milhões e 900 mil pessoas com mais de 60 anos. Já um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demostra que, nos próximos anos, a população brasileira irá envelhecer de forma constante e acelerada.
O PL foi proposto em julho deste ano e atualmente encontra-se aguardando relatório do Núcleo das Comissões Temporárias da Assembleia Legislativa.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!