POLITICA

Operação experimental do BRT começa em março de 2026 no trecho do Hospital de Câncer ao aeroporto

Por Da redação Únicanews
Publicado em 10-11-2025 às 10:39hrs
Secretário Marcelo de Oliveira confirma 45% da obra concluída e anuncia aceleração dos trabalhos na área urbana, focando em drenagem e compra de novos veículos.

O início da operação experimental do sistema BRT (Bus Rapid Transit) está previsto para março de 2026. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, em entrevista ao programa Resumo do Dia, nesta quinta-feira (6).

O trecho inicial a ser testado ligará o Hospital do Câncer (em Cuiabá) ao Aeroporto Marechal Rondon (em Várzea Grande).

Marcelo de Oliveira detalhou que o primeiro eixo do BRT, que inclui os terminais CPA, Porto e Aeroporto, deverá ter a pista concluída até o final de março.

Pretendemos entregar até o final de março todo o trecho do Hospital do Câncer ao aeroporto, com os acessos aos terminais. As estações do CPA até o aeroporto estão com licitação sendo publicada, e já temos cerca de 45% da obra concluída”, explicou o secretário.

O Terminal do Coxipó, por sua vez, será licitado posteriormente, em conjunto com o Lote 2, que abrange a região sul da capital.

Solução para alagamentos

Com fé em Deus, logo Cuiabá terá um sistema moderno e eficiente.

O cronograma prevê que apenas o trecho entre a Praça Ipiranga e a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora receberá pavimento rígido (concreto); o restante das vias receberá pavimento flexível melhorado, sendo o concreto aplicado apenas nas paradas de ônibus.

Na região do Porto, conhecida por alagamentos recorrentes, o governo está instalando um novo sistema de drenagem com tecnologia avançada.

Segundo o secretário, estão sendo implantados dois tubos de um metro de diâmetro por meio de um método não destrutivo, trazido de São Paulo.

Essa técnica evita escavações extensas, "reduzindo o impacto no trânsito e acelerando a obra".

Ônibus novos

O planejamento para a aquisição da nova frota de ônibus do BRT também foi destacado. Marcelo de Oliveira afirmou que a prioridade é a finalização da infraestrutura antes de comprar os veículos.

“Estamos fazendo o correto: primeiro a obra, depois os ônibus. Não faz sentido comprar o equipamento sem o sistema pronto. Com fé em Deus, logo Cuiabá terá um sistema moderno e eficiente”, concluiu.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais