SEGURANÇA

Na Semana Nacional do Trânsito, agentes da Semob realizam ações orientativas e explicam o funcionamento do bafômetro

Por Sicom PMC
Publicado em 24-09-2023 às 12:22hrs
Diretor reforça que é fundamental que o cidadão tenha consciência dos perigos que esses comportamentos podem causar

Na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 a 25 de setembro, os agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizaram mais uma ação orientativa, dessa vez, sobre como é o funcionamento do etilômetro (o popular bafômetro). Também explicaram como é aplicada a Lei Seca, aos motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool. A ação ocorreu no pátio de veículos removidos da empresa Rodando Legal, em Cuiabá.

"A ação consiste na apresentação aos condutores e as pessoas que estão circulando no pátio, sobre os riscos que o álcool e direção traz, as consequências de ser flagrado pela fiscalização, o valor da autuação, esclarecer os aspectos legais da fiscalização, ofertar o teste de etilômetro, que muitas pessoas têm o receio e que nunca fizeram o teste de etilômetro. Tiramos aquelas crendices que um bombom pode alterar o teste. Demonstramos toda a efetividade da fiscalização. Como é um assunto que gera muita dúvida, principalmente relacionado ao que o teste detecta, e muitos condutores nunca efetuaram nenhum teste na vida, oportunizar para eles, realizar o teste fora do ambiente de fiscalização, fora da via de circulação, ele tira o receio de efetuar esse teste", explicou o agente de Trânsito, Marcel Lopes.

Para a Semana Nacional do Trânsito o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)  foi, “No trânsito, escolha a vida!”.  Durante a campanha, os agentes da Semob também realizam até o dia 25 de setembro, palestras em escolas, empresas e órgãos públicos, e reforçam as atividades educativas para o trânsito. 

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, a pasta realiza ações todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, pois a Semob reforça suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para conscientizar o motorista, motociclistas, ciclistas, pedestres e demais pessoas sobre os riscos de não respeitarem as leis de trânsito. "Temos que ter uma cultura de segurança no trânsito, com mais respeito ao próximo, principalmente ao pedestre e aos ciclistas, que estão mais vulneráveis no trânsito. Existem regras para eles também, mas eles têm prioridade. Esta semana também sensibiliza as pessoas sobre o alto índice de mortes e acidentes de trânsito. A Prefeitura cumpre e promove as ações educativas, incentivando motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas a usarem a consciência, o respeito e a gentileza para tornar o trânsito mais seguro e humanizado. Cabe ressaltar que a maioria dos sinistros (acidentes) de trânsito é resultado de escolhas erradas. O Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), continua entre os países com mais ocorrências, ocupando o terceiro lugar em mortes no trânsito. Precisamos mudar isso, com educação, paciência e conscientização", comentou.

O diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, as empresas e escolas podem solicitar o suporte da Semob para realização de palestras sobre o trânsito nesses locais. "Além das ações de fiscalização, teremos blitz educativas, em colaboração com os órgãos que atuam na Lei Seca, como o Detran e a Delegacia de Trânsito, entre outros. É uma semana em que reforçamos as ações, juntamente com os demais órgãos de trânsito, para aqueles que não usam cinto de segurança, excedem a velocidade e usam o celular enquanto dirigem, desrespeitam pedestres, estacionam em qualquer lugar e cometem outras infrações. 

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais