
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (23) que irá disputar um quarto mandato nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante visita oficial à Indonésia, ao lado do presidente local, Prabowo Subianto.
No palácio indonésio, Lula afirmou que completará 80 anos com a mesma energia de quando tinha 30, reforçando seu compromisso em permanecer ativo na política. “Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou preparado para disputar outras eleições e fortalecer a relação entre Indonésia e Brasil”, disse.
O presidente brasileiro também destacou a importância do multilateralismo e do comércio livre, criticando práticas protecionistas. “Queremos comércio livre e democrático, gerar empregos e garantir crescimento com qualidade”, declarou.
Durante a visita, Lula participa de um fórum econômico com cerca de 200 empresários da Indonésia e do Brasil. Um dos principais objetivos da viagem é impulsionar a exportação de proteína animal brasileira, já que o Brasil é o terceiro maior fornecedor para a Indonésia, que recentemente se tornou membro pleno do Brics.
Nesta sexta-feira (24), o presidente terá reunião com o secretário-geral da ASEAN e seguirá para Kuala Lumpur, na Malásia, para assinatura de acordos bilaterais e participação em encontros paralelos à cúpula da associação.
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.
A agenda da viagem inclui ainda um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), para tratar do tarifaço de 40% sobre produtos brasileiros e discutir a situação da Venezuela. Lula também deve se reunir com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, durante os encontros bilaterais.
A delegação brasileira é composta pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!