A Finlândia vai se tornar oficialmente membro da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na terça-feira (4), afirmou o gabinete da presidência do país nesta segunda-feira (3).
A entrada da Finlândia e da Suécia na Otan começou a ser debatida no ano passado, após a invasão da Rússia à Ucrânia - Finlândia e Rússia compartilham uma fronteira terrestre de 1.300 quilômetros. Moscou prometeu retaliação.
Na semana passada, o país ultrapassou o último obstáculo para conseguir adesão à aliança militar ocidental, quando o parlamento da Turquia aprovou a entrada da Finlândia - na Otan, o ingresso de um novo membro deve ser aprovado por unanimidade por todos os países que já integram a aliança.
E, desde que a Finlândia e a Suécia expressaram o desejo de fazer parte da Otan, no ano passado, o governo turco colocou obstáculos por acusar o país nórdico de ter dado asilo a cidadãos turcos que Ancara acusa de terrorismo. Mas o presidente turco, Recep Tayip Erdogan, acabou cedendo após conversas e negociações.
Todos os outros 29 países membros da Otan já haviam ratificado a medida.
A medida é importante neste momento por causa da guerra da Ucrânia. Quando a Rússia invadiu o território ucraniano, em 2022, o presidente Vladimir Putin disse que a ideia era impedir a expansão da Otan.
No ano passado, Moscou prometeu retaliação caso a Finlândia entrasse na aliança ocidental, considerada por Putin um de seus principais inimigos atualmente.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!