GERAL

Feira mostra diversidade de destinos e tradições para turistas em Mato Grosso

Por Da redação PNBonline
Publicado em 07-06-2025 às 14:01hrs
De aldeias indígenas a blocos de carnaval nascidos do garimpo, evento destaca pluralidade cultural e natural do estado.
Feira mostra diversidade de destinos e tradições para turistas em Mato Grosso

A 32ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), realizada até este domingo (08.06) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, tem mostrado ao público não apenas o potencial turístico do bioma, mas também a diversidade de destinos que compõem o estado de Mato Grosso. De município recém-emancipado a tradições centenárias, a feira dá visibilidade a roteiros pouco conhecidos, mas com grande valor cultural, histórico e ambiental.

Entre os expositores, Boa Esperança do Norte se apresenta como o mais novo destino turístico do estado. Emancipada em outubro de 2023 e com a primeira gestão municipal empossada em janeiro de 2024, a cidade tenta se colocar no mapa com o lema “um novo destino no coração de Mato Grosso”. “Nós somos a caçulinha do estado e do Brasil”, disse Janette de Lara, coordenadora de Cultura do município ao PNB Online.

“Temos belezas naturais como o Salto Magessi, o Rio Teles Pires em si, além de produção de mel puro, e também uma agricultura forte com soja, milho e algodão”. O município levou para a feira símbolos do município: potes de mel com favo, grãos da produção local e peças de artesanato. “Fizemos questão de estar aqui. Essa feira é uma vitrine, uma chance de mostrar que mesmo os menores municípios têm algo a oferecer”, afirmou Janette.

Já Guiratinga trouxe tradição: o Bloco dos Caretas, manifestação cultural com mais de 80 anos de existência, nascida nos garimpos da região. “Começou com os nossos avós que não tinham como entrar nos bailes de Carnaval da cidade, que eram fechados e elitizados. Então eles criaram o próprio bloco, com máscaras feitas de papel e barro, para brincar na rua”, contou Lucas da Silva Carvalho, vice-presidente da associação que mantém o grupo.

Hoje, o bloco é realizado duas vezes por ano: a primeira em fevereiro, durante o Carnaval, e em agosto, no aniversário da cidade. “A tradição continua. A gente ainda confecciona as máscaras, e agora virou uma atração turística. Temos também cachoeiras e paisagens que encantam quem visita nosso município”, afirmou Lucas.

Campo Novo do Parecis é outro município que garantiu representação no evento. Ele marca presença com a proposta do etnoturismo. O povo indígena Haliti-Paresi vem promovendo experiências de imersão cultural e ecológica em oito comunidades, com atividades que vão de rituais tradicionais ao turismo de aventura. “Cada aldeia tem seu próprio potencial e oferta diferente. O turista pode viver a cultura indígena de forma respeitosa e de verdade”, explicou o cacique Pedro, da Aldeia Salto da Mulher.

Segundo ele, esta é a terceira participação das comunidades na FIT Pantanal. “Cada ano é uma nova oportunidade de mostrar nosso trabalho e abrir as portas para visitantes não indígenas conhecerem nosso território e nosso modo de vida”.

A FIT Pantanal reúne ainda feiras gastronômica, da agricultura familiar e de artesanato, além de apresentações de siriri, cururu e quadrilhas juninas. O tema deste ano é “Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentabilidade” e o principal objetivo do evento é alavancar o turismo interno e internacional valorizando o que Mato Grosso tem de mais diverso.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais