Mato Grosso é “recheado” de coisas boas e de uma gastronomia reconhecida nacionalmente pelo sabor e tempero marcantes, o que permite infinitas possibilidades para o ramo alimentício. Por isso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) promoverá durante a 13ª Feira do Empreendedor – Conexões que Transformam’, palestras e atividades voltadas ao segmento de alimentos e bebidas.
Além disso, durante a feira, que será realizada de 5 a 8 de outubro, das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, o público encontrará uma ampla praça de alimentação e até uma Dark Kitchen, que é um novo modelo de negócio conhecido popularmente como “restaurante fantasma”, no qual oferece a instalação de uma cozinha bem equipada, estruturada e compartilhada por empreendedores do ramo da alimentação.
Segundo a gestora da Feira, Erika Cunha, estas cozinhas cresceram por conta da pandemia, e, como não há espaço para atendimento presencial, os custos são bem mais baixos e divididos entre os que fazem uso da mesma. No local, é possível produzir diversos produtos, como hambúrguer, pizza, comida japonesa e tantas outras opções no mesmo espaço.
“É um negócio voltado exclusivamente ao delivery, que ganhou força nos últimos anos e a ideia é oportunizar novas possibilidades de negócios para o ramo gastronômico dentro da Feira. Além disso, teremos uma ampla praça de alimentação, com diversidade gastronômica. A Abrasel nos auxiliou na construção deste projeto, definindo os restaurantes e cuidando para que sejam servidos alimentos de qualidade, com variedade e preços acessíveis”, falou.
O empreendedor do ramo gastronômico, Oscar de Oliveira Louzada, contou com o apoio do Sebrae/MT para abrir seu primeiro negócio, ele afirma que certamente irá na Feira para obter mais informações sobre o segmento que atua. Ele conta que há cinco meses montou uma hamburgueria em Sorriso (a 418 km de Cuiabá) e já se tornou referência em conceito no segmento.
“Busquei consultoria do Sebrae/MT antes mesmo de abrir a empresa e com apenas cinco meses, já notamos um bom crescimento e o movimento tem aumentado significativamente. Na consultoria, já recebemos informações sobre manipulação e a importância de oferecer alimentos de qualidade, por isso, eu recomendo para qualquer empreendedor, procure o Sebrae/MT para ser mais assertivo. A nossa hamburgueria tem uma média de atendimento de 60% presencial e 40% por delivery”, fala.
O setor de hamburgueria é um dos que mais cresce no país e tem o acompanhamento de perto do Sebrae/MT. Para se ter ideia, no Brasil há 457.119 hamburguerias/lanchonetes, e destas, (63%) são tocadas por microempreendedores individuais (MEIs). Desse percentual, 2% estão no estado mato-grossense, que correspondem a 9.432 mil empresas no ramo e 70% são microempreendedores individuais.
Programação especial
Durante a 13ª Feira do Empreendedor terão quatro importantes palestras voltadas ao segmento alimentício com Renata Cruz (Tema: A hospitalidade começa de dentro do seu negócio), Edijeide Marques (Tema: Perspectivas da economia para o setor de food service), Ailin Aleixo (Tema: Food service do Futuro), Sergio Molinari (Tema: 10 Pontos para o Sucesso no Mercado de Alimentação Fora do Lar em 2023) e uma oficina de food styling com Maria Clara, que Chef, especialista em bolos, empreendedora e criadora de conteúdo digital.
Também terá oficina de como configurar seu negócio no Ifood com o empresário Eduardo, além do Espaços Conceitos, onde o Sebrae/MT buscará evidenciar uma pequena cervejaria, que são vendidas e consumidas tanto cervejas de produção artesanal quanto alguns pratos elaborados no local.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!