ECONOMIA

Dia livre de impostos: lojas de Cuiabá tem descontos de até 70% nesta quinta-feira (29)

Por Da redação G1 Mato Grosso
Publicado em 29-05-2025 às 09:35hrs
Entre os setores participantes, o automotivo também está incluso. Um carro e duas motos serão vendidos sem impostos. No entanto, os compradores serão definidos por meio de sorteio.
Dia livre de impostos lojas de Cuiabá tem descontos de até 70% nesta quinta-feira (29)

Dia Livre de Impostos (DLI) será realizado nesta quinta-feira (29) em Cuiabá. A ação, que tem a coordenação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Cuiabá, reúne mais de 900 empresas que vão comercializar alguns produtos sem a cobrança de impostos.

O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária no valor final dos produtos e serviços. A campanha também chama a atenção para o baixo retorno dos impostos em áreas essenciais, como saúde, educação e segurança.

De acordo com a CDL, a proposta não se trata de uma promoção ou oferta com descontos, mas sim da venda de produtos com os impostos retirados, justamente para que os consumidores percebam, na prática, o quanto a tributação influencia nos preços.

Entre os setores participantes, o automotivo também está incluso. Um carro e duas motos serão vendidos sem impostos. No entanto, os compradores serão definidos por meio de sorteio. Para participar, é necessário preencher um formulário disponível no site da CDL Cuiabá.

O DLI é realizado anualmente no mês de maio como uma forma de simbolizar que, nos cinco primeiros meses do ano, os brasileiros trabalham praticamente para pagar impostos. A campanha foi criada em 2003 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e acontece em várias cidades do país.

Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) apontam que, em 2024, o Brasil ficou na última posição do ranking do Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (IRBES), que mede a relação entre a arrecadação de impostos e o retorno em serviços públicos. Atualmente, cerca de 32,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é destinado ao pagamento de tributos.

Além de chamar a atenção para o peso dos impostos, o movimento também busca abrir espaço para discutir melhorias nos serviços públicos financiados por essa arrecadação.

Produtos com até 70% de desconto

O Dia Livre de Impostos acontece há 18 anos com o objetivo de conscientizar a população, o poder público e o setor varejista sobre o impacto da carga tributária no Brasil. Neste ano, a campanha será realizada no dia 29 de junho, com participação de lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal, que vão vender produtos e serviços sem repassar o valor dos impostos aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a até 70% do valor final.

A mobilização é organizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). A ação envolve lojas de rua, shoppings, restaurantes, postos de combustíveis e prestadores de serviços.

Outros estados, como Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, também já confirmaram participação na campanha. Ao todo, mais de 100 mil lojas devem aderir ao movimento em cerca de 1,5 mil cidades em todo o país, com expectativa de beneficiar mais de 2 milhões de consumidores.

De acordo com a CNDL, o Dia Livre de Impostos é considerado a maior campanha nacional de conscientização sobre o peso dos tributos no preço final dos produtos. A entidade reforça que, neste momento de regulamentação da Reforma Tributária, o debate sobre o sistema de arrecadação é ainda mais necessário para buscar um ambiente de negócios menos burocrático, mais competitivo e que contribua para reduzir as desigualdades sociais no país.

         

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais