POLITICA

Comissão de Relações Internacionais aprova plano de trabalho

Por INGRIDY PEIXOTO SECON-AL-MT
Publicado em 06-04-2022 às 09:26hrs
Parlamentares e convidados também discutiram formas de destacar Mato Grosso no exterior
AL-MT Comissão de Relações Internacionais aprova plano de trabalho

 Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional aprovou o planejamento dos trabalhos em reunião realizada na tarde desta terça (5). O colegiado também discutiu aspectos gerais da situação de Mato Grosso no exterior. 

O plano de ações aprovado pelos deputados inclui a promoção de um seminário com participação de autoridades e instituições públicas e privadas a ser realizado em até 90 dias. Entre os objetivos da comissão está a elaboração de guia sobre a política ambiental adotada por Mato Grosso e também sobre os investimentos estrangeiros presentes no estado.

Os presentes no encontro falaram sobre deficiências do estado nas relações com outros países. O consultor da comissão Artur Lami, que possui vasta experiência internacional, defendeu que os bons aspectos de Mato Grosso são muito pouco conhecidos e que é necessário trabalhar na divulgação das qualidades do estado. 

A assessora de Assuntos Internacionais do estado, Rita Chiletto, apontou que o governo tem se esforçado para desfazer a imagem negativa que muitos têm de Mato Grosso. “O Brasil hoje não tem postura firme na diplomacia e isso fez o estado tomar atitude para construir uma reputação para Mato Grosso, explicar que não temos problemas de outros estados da região amazônica onde a produção está ligada ao desmatamento”, resumiu. Ela também convidou os membros da comissão para acompanhar as ações que o poder executivo tem tomado, com a contratação de uma empresa para diagnosticar o problema do estado no cenário internacional. 

Para o vice-presidente do colegiado, deputado Carlos Avallone (PSDB), é preciso que as embaixadas brasileiras trabalhem mais para buscar acordos comerciais. “O Itamaraty tem uma estrutura no mundo inteiro que é utilizada para poucas coisas e que tem uma qualidade em seus técnicos muito grande”, criticou. 

O problema da entrada ilegal de gado entre Brasil e Bolívia enfrentado atualmente também foi discutido brevemente na reunião, que contou com a presença do diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), Renan Tomazele. “Não é um atrito entre os dois países, mas há o problema da entrada de gado da Bolívia no país sem a devida inspeção e queremos gado venha de forma legal. Nós vamos fazer uma reunião na cidade de Cáceres com os representantes da Bolívia e com órgãos como Indea para que a gente possa chegar num entendimento”, explica o presidente da comissão, deputado Gilberto Cattani (PL).

Também compõem a Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional, instalada em 15 de março, os deputados Allan Kardec (PDT), Xuxu Dal Molin (União) e Dilmar Dal Bosco (União). 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais