O clássico Pedal da Semob de Cuiabá, realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), reuniu mais de 600 ciclistas no último domingo (21). O 7º Pedal de cicloturismo saiu do Shopping Estação e teve como destino o Distrito de Aguaçu (um percurso de 43 quilômetros entre vias pavimentadas e não pavimentadas). No total, foram arrecadadas duas toneladas em alimentos que serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá e do Distrito de Aguaçu.
Para a realização do cicloturismo, a Semob contou com o patrocínio de várias empresas privadas, entre elas a Ciclo Machado de Cuiabá e de Várzea Grande, Viveiros Mato Grosso e Shopping Popular. Desta vez, foram sorteados 34 brindes, sendo quatro bicicletas profissionais. Com o apoio de agentes de trânsito da Semob, que fizeram a escolta do passeio com carros e motos com batedores, e também da secretária da Semob, Luciana Zamproni, que fez questão de participar, ajudando na organização do sorteio dos brindes e também no momento de servir a refeição aos participantes, que puderam usufruir de vários pontos de hidratação, café da manhã e almoço festivo com comidas típicas da terra.
A coordenação ressaltou que, mais uma vez, a iniciativa de inclusão social, que reúne pessoas de todas as classes sociais e idades, se superou e bateu recorde em arrecadação de alimentos, adrenalina, alegria e superação. “Nossa meta é melhorar cada vez mais, pois esse projeto, criado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, tem duas finalidades: ajudar o próximo e fazer com que a população pratique esporte", disse o coordenador, Raimundo Ribeiro, ao ressaltar que ficou bastante satisfeito, especialmente porque um dos ganhadores de bike profissional ainda não possuía bicicleta própria para ciclismo e outra ganhadora sequer tinha uma bicicleta. "Ela alugou uma bicicleta para participar e agora tem uma bike profissional para se exercitar. Ele não tinha bike apropriada e agora tem. Isso é muito gratificante pra nós", completou o coordenador.
“O participante fez o percurso com uma bicicleta comum, básica, bem simples e foi embora de lá com uma bike profissional. Isso nos deixou bastante felizes”, afirmou Raimundo. O ganhador do sorteio, João Luís Ramos Filho, 62 anos, morador do Bairro Despraiado, disse que antes de sair de casa, prometeu à filha que iria ser sorteado, que sentia que iria levar prêmio para casa. “E eu realmente consegui realizar o que prometi. Estou muito feliz com o presente, eu precisava muito de uma bicicleta melhor e apropriada para fazer ciclismo”, disse o ganhador.
A secretária de Mobilidade Urbana destacou que, além de proporcionar esporte, lazer e reunir famílias, a iniciativa movimentou o Distrito, trazendo movimento para a economia local e, claro, alegria e movimento. “Achei de suma importância a participação da sociedade. São momentos de lazer proporcionados, que vão até essas comunidades. Desta forma, o Pedal se firma cada vez mais como uma iniciativa de lazer e saúde mental para as pessoas. Sem contar que é uma iniciativa que arrecada alimentos para ajudar o próximo”, pontuou Zamproni. Ela reforça que tanto no Pedal Ecológico quanto nos pedais que são realizados todas as terças-feiras, com saída da Orla do Porto, a população encontra segurança, diversão e bem-estar. "São locais onde as pessoas podem fazer novas amizades e cuidar da mente e do corpo", comenta.
Vale lembrar que são duas edições por ano. Nas sete edições realizadas até hoje, já foram arrecadadas mais de 12 toneladas de alimentos que foram doadas a comunidades como Apoio à Criança com Câncer (AACC), Hospital de Câncer de Mato Grosso, Legião da Boa Vontade (LBV), Casa Caminho Redentor, Casa São Vicente de Paula e Pastoral da Família da Igreja São Gonçalo do Porto, entre outras.
Para mais detalhes, siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!