
Um projeto pioneiro para otimizar gastos com energia elétrica no Governo de Mato Grosso levou o servidor da Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT), Victor Hugo Alves de Souza, à final do prestigioso Prêmio Conexão Inova 2025, promovido pela rede Conexão Inovação Pública.
A iniciativa, batizada de “Otimização dos Custos e Consumo de Energia Elétrica no Poder Executivo de Mato Grosso”, é fruto de uma colaboração estratégica entre a Sefaz e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O projeto é finalista na categoria Ambiental, Social e Governança (ESG), destacando-se por ser uma solução já implementada com resultados comprovados.
Em 2024, a aplicação do projeto resultou em uma expressiva redução de 55% no consumo de energia, gerando uma economia substancial de R$ 1,2 milhão para os cofres do Estado de Mato Grosso. O sucesso se baseia no uso inteligente da energia contratada, eliminando desperdícios e custos adicionais por excesso de consumo.
"Projetos como este demonstram que é totalmente viável unir eficiência administrativa com práticas de sustentabilidade. É uma grande satisfação profissional contribuir para uma iniciativa que não só economiza recursos públicos, mas também aprimora a gestão", ressaltou Victor Hugo, que atua diretamente na fiscalização de contratos de energia da Sefaz-MT.
A metodologia central da proposta envolve a gestão estratégica da modalidade de demanda contratada de energia. Cada órgão público define seu volume de energia necessário, e o cálculo preciso evita pagamentos desnecessários por capacidade ociosa ou tarifas elevadas por ultrapassar o limite contratado.
Para assegurar a eficácia do sistema, são realizadas análises técnicas detalhadas do perfil de consumo de cada secretaria. Critérios como dimensionamento da demanda real, limite de tolerância para uso acima do contratado e patamares mínimos para evitar subutilização são rigorosamente observados, em conformidade com a Resolução nº 414 da ANEEL.
Diversas secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico (Sedec), já implementaram a estratégia, contribuindo para a escalabilidade e o impacto positivo do projeto em todo o Poder Executivo Estadual.
A etapa decisiva do prêmio contará com apresentações ao vivo dos projetos finalistas durante o evento Convergência: Inovação Pública e Conexão Humana, que ocorrerá em Belo Horizonte (MG), entre os dias 2 e 4 de junho.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!