O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, visitou unidades de pronto atendimento (UPA) no último domingo (11) para acompanhar a prestação de serviços de saúde à população durante o carnaval.
O secretário verificou a regularidade dos atendimentos e a disponibilidade de testes para todos que apresentarem sintomas de Covid-19. Deiver reforçou, no entanto, que os testes serão utilizados apenas após encaminhamento médico. É preciso que o paciente com sintomas da doença passe por um atendimento antes da realização do teste.
“Este fluxo permite que possamos detectar com mais facilidade pacientes com sintomas da doença e garante a prevenção de casos graves da doença na cidade, Cuiabá saiu na frente dos demais municípios comprando 50 mil testes que vão abastecer toda a população nos próximos meses”, completou o secretário.
O ideal é que o paciente com sintomas de covid-19 procure uma unidade básica de saúde para receber atendimento. Nos finais de semana, quando as unidades básicas fecham, pacientes podem procurar unidades de pronto atendimento, como a UPA Verdão e UPA Morada do Ouro, por exemplo.
No decorrer da visita às unidades de pronto atendimento, durante o feriado, o secretário verificou quantidade de atendimentos abaixo da média, toda equipe trabalhando nos locais visitados, farmácia abastecida, testes de Covid-19 disponíveis em todas as unidades, enfermarias com lotação abaixo de 60%, máscaras sendo disponibilizadas em todas as unidades, preservativos sendo disponibilizados em todas as unidades.
Segundo o secretário-adjunto de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Oscarlino Alves, o fluxo de atendimento fluiu normalmente durante o Carnaval nas UPAs e agora as unidades se prepararam para receber pacientes do período pós festividades.
“Na minha avaliação estamos com os atendimentos fluidos e normalizados”, afirmou Oscarlino. “Recuperamos nossa capacidade de testagem e com o chamamento de profissionais do concurso da SMS realizado pelo prefeito Emanuel Pinheiro estamos conseguindo melhorar o atendimento”, completou o secretário-adjunto.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!