Nesta quinta-feira, 14 de março, data em que se celebra o Dia Mundial do Rim, o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira esteve presente à Praça Alencastro para prestigiar o evento alusivo à data. A campanha do Dia Mundial do Rim é coordenada todos os anos pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e em Cuiabá foi organizada pelas clínicas de nefrologia, Clinemat, CTR e DaVita, com o apoio do setor de Nutrição a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
“Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, vim trazer nosso apoio a este evento, que é de extrema importância para a conscientização da população sobre os cuidados necessários para a prevenção e o tratamento das doenças renais. Como sabemos, as doenças renais afetam milhões de pessoas em todo o mundo e representam um desafio significativo para os sistemas de saúde”, disse o secretário.
O nefrologista José Alberto Kalil explicou que este evento acontece no Brasil inteiro e que neste ano tem como tema: “Saúde dos rins (& exame de creatinina) para todos”. “A dosagem da creatinina é um exame de suma importância em todos os médicos de qualquer especialidade que você for. E nós estamos aqui no Dia Internacional do Rim orientando a população com relação à prevenção, hipertensão, diabetes, doenças renais e para colaborar para evitar que o paciente tenha um desfecho ruim, que seria a insuficiência renal crônica terminal. É uma doença que tem tratamento, porém é mais complexo, por isso o melhor é prevenir”, comentou o médico.
Kalil demonstrou sua satisfação em receber a visita do secretário de saúde ao evento. “É um grande prazer contar com um secretário de saúde que abraça esta causa tão significativa para a saúde pública não apenas do nosso município, mas também do estado e do país como um todo. Sua presença demonstra um entendimento das necessidades urgentes relacionadas à prevenção, especialmente no que diz respeito à realização do exame de creatinina e da importância das equipes especializadas para tratar a parte nefrológica da população”, finalizou.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!