A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) participou da Smart City Expo Curitiba, com uma comitiva de representantes do Governo e de 12 cidades mato-grossenses que já haviam sido premiadas como municípios inovadores através do Prêmio Cidades Inovadoras. O evento é o maior sobre cidades inteligentes do Brasil e aconteceu entre 20 e 22 de março.
Os municípios que participaram do evento foram: Nortelândia, Campinápolis, Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sinop.
Com o tema “Reinventando cidades para todos”, a quinta edição do Smart City Expo Curitiba foi realizada no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, e reuniu representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil. O objetivo do evento foi buscar soluções para reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. Além disso, o evento oferece oportunidades de networking, apresentação de projetos inovadores e troca de conhecimento entre os participantes.
O Seciteci também teve participação na programação, por meio da uma palestra ministrada pelo secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec Benitez. Durante a palestra, o secretário destacou diversos aspectos relacionados à inovação e desenvolvimento tecnológico em Mato Grosso como o próprio Prêmio Cidades Inovadoras, o Programa “FIC_DEV”, o Prêmio Inova, o Projeto HackaMT e o Parque Tecnológico de Mato Grosso.
Allan enfatizou o potencial de Mato Grosso no estímulo à pesquisa científica e à criação de produtos inovadores.
"Estamos revelando ao Brasil o vasto potencial que Mato Grosso possui no campo da ciência e tecnologia, através de iniciativas e projetos que ampliam nossa capacidade científica e tecnológica, especialmente em áreas cruciais para o progresso sustentável do Estado", ressaltou o secretário.
Durante o evento, o estande do Governo de Mato Grosso recebeu inúmeras visitas de empresários, investidores, gestores públicos e estudantes de várias regiões do país.
Raúl López, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE), coordenador do Comitê de Inovação e Tecnologia e membro do conselho de administração da instituição. Grande conhecedor do mercado brasileiro, onde vive a trabalho há mais de uma década, ele foi um dos empresários que passou pelo estande do Governo.
“Estamos em uma missão comercial de empresas espanholas e portuguesas buscando conhecer estados parceiros que são ricos em desenvolvimento e possuem interesse em um tópico tão essencial como sustentabilidade. E um deles obviamente é Mato Grosso”, explicou Raúl.
Quem também marcou presença na feira foi o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, que falou sobre a ideia inovadora do município mato-grossense.
“Primavera levou a tecnologia para a educação. Com aulas de drone, as salas ‘maker’ e impressoras 3D para envolver a moçada no contraturno escolar e despertar o interesse do ensino fundamental principalmente nas profissões do futuro”, disse o prefeito.
A nova edição foi promovida pela iCities e além dos mais de 65 expositores, foi inaugurado o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira da maior premiação global dedicada às cidades inteligentes. No total, foram 15 finalistas divididos nas categorias: Cidade Inteligente; Cidade Sustentável; Igualdade Social; Mobilidade Urbana; Transformação Digital e Inovação.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!