Para promover a transformação sustentável das micro e pequenas indústrias de Mato Grosso, o Sistema Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso) e o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) uniram suas missões e visões de futuro para a construção do maior programa de desenvolvimento dos pequenos negócios do setor no estado, o ‘Empreenda Mais Ind’. A consolidação dessa parceria ocorreu na manhã desta sexta-feira (24.05), no Senai, com a presença dos presidentes das duas entidades.
A parceria prevê, que até dezembro de 2025, as pequenas indústrias do Estado ampliem suas produtividades e alcancem mais competitividade no mercado nacional e internacional. A atuação colaborativa entre o Sebrae/MT e o Sistema Fiemt também promoverá o fortalecimento dos sindicatos, entidades que organiza e representa os interesses de cada atividade.
“O Empreenda Mais Ind é um programa que nasce como fruto da parceria entre o Sebrae e a Fiemt para aumentar a competitividade e produtividade das micro e pequenas indústrias de Mato Grosso, oferecendo encontros empresariais, consultorias, missões técnicas, internacionalização, aprimoramento de gestão, acesso a crédito e fortalecimento do dos sindicatos vinculados à Fiemt”, explica o presidente da Fiemt, Silvio Cezar Pereira Rangel.
Durante a assinatura do termo de cooperação, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou o protagonismo da pequena indústria para o desenvolvimento do país.
“O Sebrae está onde deveria estar, primeiro como instituição parceira e também por representar esta capilaridade extraordinária, incomparável da micro e pequena empresa no estado do Mato Grosso que, sobretudo, reúne 96% do protagonismo econômico nesse estado, que é exemplar para o nosso país. Com a assinatura deste termo, que vai tratar, sobretudo, da neoindustrialização, que é um processo revolucionário do mercado. Este é um modelo do que é importante para o Brasil e a prioridade é obter uma nova vertente, de agregação de valor às nossas riquezas, que é a indústria. O Brasil tem que recuperar e Mato Grosso está dando exemplo dos processos de industrialização”, declarou.
Atualmente, Mato Grosso possui 15,5 mil indústrias, sendo que 96% são classificadas como empresas menores, sendo 80% micro e 16% pequenas indústrias. Os outros 4% são formados por médias e grandes empresas. Os dados são da base de dados Observatório da Indústria do Sistema Fiemt.
A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, explica que a construção ‘Empreenda Mais Ind’ surgiu da convergência dos propósitos, missão e visão de futuro do Sebrae/MT e do Sistema Fiemt para ampliar o desenvolvimento dos pequenos negócios do setor industrial. “Esta união nos permitiu consolidar uma verdadeira transformação nas pequenas indústrias e ainda promover a sustentabilidade dentro destes negócios. O nosso objetivo é que, por meio dessa atuação colaborativa, aumentemos a produtividade desses pequenos negócios dentro e fora do nosso território”.
Investimentos
O programa ‘Empreenda Mais Ind’ destinará R$ 12,7 milhões em quatro grandes frentes de atuação, sendo consultorias, cursos e palestras; missões nacionais e internacionais; eventos e capacitações por meio de parcerias. O valor irá beneficiar mais de 1,1 mil pequenas indústrias, que atuam nos 17 segmentos, em mato-grossense.
Para participar do programa os empreendimentos devem atender aos requisitos previstos em edital de seleção, que estará disponível a partir do dia 5 de junho deste ano, nos portais do Sebrae/MT e Fiemt.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!