
O Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande recebeu, na tarde da última sexta-feira (13), 22 monitores multiparâmetros de última geração que irão reforçar o atendimento nas áreas críticas da unidade. A entrega foi realizada pela prefeita Flávia Moretti (PL), a secretária de Saúde, Deisi Bocalon, e a subsecretaria Erika Carvalho, como parte dos investimentos contínuos na modernização da rede pública de saúde.
Com quase três décadas de atuação no hospital, o médico pediatra Dr. Nilo Pércio, responsável pela UTI neonatal, classificou a entrega como um avanço histórico para a unidade.
“Essa é uma reivindicação do corpo médico de quase dez anos. Nesta gestão, já tivemos a renovação dos respiradores e agora esses monitores, que são verdadeiros ‘olhos eletrônicos’ para a equipe médica. Quando algo não está bem, a máquina alerta e imediatamente entramos em ação. Para a UTI neonatal, isso é fundamental no acompanhamento dos bebês e das crianças”, explicou.
Durante a solenidade de entrega, a prefeita Flávia Moretti, destacou que o investimento reflete o compromisso da gestão com a valorização da vida, o fortalecimento da saúde pública e a melhoria contínua da assistência prestada à população.
“Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do Município, com investimento total de R$ 314 mil, e fazem parte de um processo contínuo de fortalecimento da rede municipal de saúde, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais e um atendimento cada vez mais digno e humanizado à população de Várzea Grande”, destacou.
Durante a entrega, a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a aquisição atende a uma antiga demanda dos profissionais de saúde e também do Legislativo Municipal.
“Essa era uma cobrança histórica do corpo técnico e da Câmara de Vereadores. Estamos falando de equipamentos essenciais para o cuidado aos pacientes graves. Os monitores multiparâmetros reúnem todas as informações vitais do paciente e, ao menor sinal de alteração, alertam a equipe com alarmes sonoros, permitindo uma resposta rápida e eficaz. Isso é mais tecnologia, mais cuidado e, acima de tudo, mais segurança para o paciente”, afirmou.
A subsecretária, Erika Carvalho, ressaltou o esforço da gestão para viabilizar a compra dos equipamentos em apenas um ano de administração. “São monitores modernos que vão fortalecer setores essenciais do hospital. Sabemos das dificuldades e da complexidade de todo o processo de aquisição, mas com muito empenho e responsabilidade conseguimos entregar esses equipamentos, que vão salvar vidas. Nosso hospital atende uma grande demanda regional, e precisamos estar preparados para isso”, pontuou.
HISTÓRICO - Representando o Legislativo Municipal, a vereadora Rosy Prado reforçou o papel da Câmara na fiscalização e no acompanhamento das necessidades da saúde pública.
“O nosso papel é cobrar, fiscalizar e garantir que a população seja bem atendida. Identificamos a necessidade desses equipamentos e hoje vemos essa demanda sendo atendida, beneficiando diretamente quem mais precisa”, destacou.
TECNOLOGIA - Os equipamentos são da marca MoveOxy, contam com tecnologia avançada, incluindo tela touch screen, manguito para aferição da pressão arterial, oxímetro, cabo de eletrocardiograma (ECG) e capinógrafo. Os monitores permitem o acompanhamento preciso e em tempo real dos sinais vitais dos pacientes, garantindo mais segurança e agilidade na tomada de decisões clínicas.
Os novos monitores serão distribuídos estrategicamente em setores como urgência e emergência, UTI neonatal, box infantil, box clínico e box trauma, áreas que concentram os casos mais graves atendidos diariamente pela unidade, que recebe pacientes de Várzea Grande e de toda a Baixada Cuiabana, incluindo ocorrências encaminhadas pela Rota do Oeste e pelo SAMU.
Também marcou presença na solenidade o vereador Charles da Educação, além de membros do corpo técnico e clínico do hospital, que acompanharam a entrega dos novos equipamentos, considerados um marco importante para a qualificação da assistência prestada à população de Várzea Grande.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!