ECONOMIA

Programa Sebrae Delas amplia oportunidade de negócios para empreendedoras

Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MT
Publicado em 30-10-2023 às 08:56hrs
Cerca de 200 mulheres participaram do lançamento do Sebrae Delas em Cáceres. Em todo estado, mais de 2 mil já foram impactadas pelas ações do programa

Mulheres donas de negócio e futuras empreendedoras do município de Cáceres (a 217,8 km de Cuiabá) se reuniram, na noite dessa quinta-feira (26.10), para transformar e propagar o empreendedorismo na região pantaneira. O encontro ocorreu durante o lançamento do ‘Programa Sebrae Delas’ na cidade, e conectou cerca de 200 mulheres, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sematur).

Ao trabalhar temas voltados para os aspectos femininos, o Programa Sebrae Delas ampliou sua rede de apoio à mulheres empreendedoras com o lançamento do programa que prevê diversas ações e encontros voltados às empreendedoras do município e região.

“Estamos aqui com o objetivo de encorajar as mulheres que querem empreender, fortalecer aquelas que querem trilhar este caminho e, também apoiar as que desejam internacionalizar seus negócios. Observamos que o número de empreendedoras cresceu em Mato Grosso e hoje temos cerca de 146 mil mulheres a frente de negócios. Dentro desse número, 51% delas ainda acumulam a função com as atividades da casa, com a responsabilidade de gerir seus lares, ou seja, é um universo que não podemos ignorar. Por isso, este é um projeto de inclusão, aceleração e fomento do desenvolvimento profissional e do empreendedorismo feminino”, ressaltou Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.

Segundo Lucimeire Dias, a rotina da maioria destas mulheres acabam por dificultar os caminhos necessários para o desenvolvimento do empreendedorismo.

“Geralmente, a mulher tem três turnos, às vezes até o quarto turno e isso torna o empreendedorismo mais desafiador para esse público. Por isso, neste evento, abordamos alguns assuntos, como mudanças de comportamentos, por exemplo, para que as mulheres possam olhar para si, e consigam empreender e fazer uma melhor entrega para seus clientes”, explicou a palestrante magna da noite.

Em Cáceres, o momento estreitou vínculos e criou novas expectativas de negócios para mulheres como Márcia Leopoldina, uma das participantes da roda de conversa.

“Esse momento superou minhas expectativas, poder contar com o Sebrae/MT, que me impulsionou e me deu um direcionamento fez com que eu tirasse minha venda. Coloquei o medo de lado e fui empreender”, declarou.

A história de empreendedorismo de Márcia, também é um exemplo de realidade que afeta milhares de mulheres no país. Após se separar do companheiro, se viu sozinha e responsável pela criação dos filhos e gestão da casa. Para dar conta dessas tarefas, ela começou o seu próprio negócio, vendendo água de coco, nas ruas de Cáceres.

“Pra mim foi difícil começar a empreender, mas hoje digo que é maravilhoso. E a partir de hoje [lançamento do Sebrae Delas], as empreendedoras e as que querem empreender encontrarão uma Cáceres diferente daqui pra frente e eu estarei aqui para contribuir para isso, o mais importante é que todas cresçam juntas”, incentivou a empreendedora, que hoje é dona de uma cafeteria e confeitaria na cidade.

Sebrae Delas

A promoção de empreendedorismo igualitário, independente de gênero, está entre os fundamentos do Programa Sebrae Delas. A ação tem por objetivo promover a aceleração de empresas lideradas por mulheres, por meio da criação de espaços de formação.

O programa Sebrae Delas em Mato Grosso já impactou mais de 2 mil mulheres, em 2023. A ação trabalha os três pilares fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino: o ‘Eu’, que é o desenvolvimento da mulher na sua vida pessoal, carreira, família e outras áreas; o ‘Meu’, que envolve empresas e ideias de negócios; e o ‘Nós’, que faz a conexão dessas mulheres empreendedoras, a busca formar uma rede de cooperação de empreendedorismo feminino.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais