POLITICA

Prefeito Abilio cobra agilidade e garante uso do Terminal do CPA 3 durante período chuvoso

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 06-01-2026 às 10:00hrs
A Prefeitura de Cuiabá reafirma que a conclusão do Terminal do CPA 3 está entre as prioridades da gestão, com foco na melhoria do transporte público e na garantia de condições dignas aos usuários e a entrega provisória está prevista para o fim de semana.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, determinou que as equipes da Prefeitura acelerem as obras do Terminal do CPA 3 e autorizou a liberação provisória de parte da estrutura para uso dos passageiros do transporte coletivo. A decisão foi tomada após o prefeito vistoriar o local, nesta segunda-feira (05) e constatar que, com o início do período chuvoso, não é mais possível manter os usuários aguardando ônibus em paradas improvisadas, expostos à chuva e sem condições mínimas de conforto e segurança.

Durante a visita, Abilio destacou que, mesmo com a obra ainda inacabada, a prioridade é retirar a população da situação precária enfrentada há mais de um ano. “Está chovendo muito e o terminal não está pronto, a estrutura ainda está sem piso e inacabada. Mas não dá mais para o povo ficar lá fora, na chuva. Determinamos que o uso seja liberado de forma provisória enquanto a obra não é concluída”, afirmou o prefeito.

Abilio cobrou agilidade das equipes municipais e estabeleceu prazo para a liberação. “Nossa equipe tem até sábado para providenciar o que for necessário para esse terminal entrar em funcionamento, da forma mais simples possível. Prefiro as pessoas aqui, com cobertura e no seco, do que naquela situação. Eu não vou mais esperar a obra terminar para tirar o povo da chuva”, reforçou.

O Terminal do CPA 3 é uma estrutura essencial para a mobilidade urbana da capital e atende diariamente mais de 40 mil passageiros. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), as obras estão com mais de 80% concluídas e a gestão atual revisa os contratos relacionados ao projeto para garantir a continuidade e a finalização dos serviços.

Fechado totalmente desde junho de 2024, o terminal passou a ter seus usuários direcionados para oito paradas improvisadas ao redor da estrutura. A situação se agravou com as chuvas, aumentando o desconforto especialmente para idosos, crianças e pessoas com deficiência.

“O serviço foi mal executado, milhões já foram gastos e a população não pode continuar pagando essa conta ficando na chuva. A responsabilidade agora é nossa. Vamos abrir o terminal do jeito que for possível, tirar as pessoas dessa situação e concluir a obra com o terminal em funcionamento”, concluiu o prefeito.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais