GERAL

MT tem alerta de perigo para tempestades e queda de 5°C na temperatura nos próximos dias; veja orientações

Por Da redação G1.com.br
Publicado em 22-03-2024 às 08:38hrs
Relatório aponta 27 municípios em risco. A Defesa Civil apontou que podem ocorrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo sobre o risco de tempestades em Mato Grosso, nesta quinta-feira (21), com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 quilômetros por hora. temperatura em Cuiabá deve cair até 5°C no fim de semana.

Um relatório da Defesa Civil apontou os seguintes riscos:

  • corte de energia elétrica
  • queda de galhos de árvores
  • alagamentos
  • descargas elétricas

O risco de tempestade é válido para 27 municípios, sendo eles: Alto AraguaiaAlto GarçasAlto TaquariAraguaianaAraguainhaBarão de MelgaçoBarra do GarçasCáceresDom AquinoGeneral CarneiroGuiratingaItiquiraJaciaraJuscimeiraNossa Senhora do LivramentoPedra PretaPoconéPontal do AraguaiaPonte Branca, Poxoréu, RibeirãozinhoRondonópolisSanto Antônio do LevergerSão José do PovoSão Pedro da CipaTesouro e Torixoréu.

Para que a população se proteja do perigo eminente, a Defesa divulgou uma lista com as principais recomendações para serem seguidas durante as tempestades que estão por vir, confira abaixo:

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
  • Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
  • Evitar locais abertos como campos de futebol;
  • Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
  • Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
  • Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
  • Não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.

Já em casos de transtornos envolvendo acidentes e riscos de vida, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.

Queda nas temperaturas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que, nos próximos dias, a previsão em Cuiabá é que haja uma queda de 5°C nas temperaturas, já que nesta quinta a projeção de temperatura mínima é de 28°C e no domingo (24) é de 23°C.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais