POLITICA

Max Russi amplia diálogo institucional para fortalecer a saúde indígena

Por Da assessoria
Publicado em 13-01-2026 às 08:30hrs
A Câmara Setorial Temática da ALMT promoveu debates, escuta das comunidades e articulação com órgãos estaduais e federais para fortalecer a saúde indígena em Mato Grosso

A Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) apresentou um resumo das atividades desenvolvidas desde sua instalação, consolidando-se como um importante espaço de diálogo e construção de políticas públicas voltadas aos povos indígenas do estado.

Liderada pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi, a CST (que é a primeira do Brasil) realizou reunião de instalação e reuniões ordinárias, visitas técnicas institucionais e articulações externas com lideranças indígenas e órgãos federais, com foco na melhoria do atendimento à saúde indígena em Mato Grosso.

Entre as ações desenvolvidas estão a definição do plano de trabalho da Câmara Setorial Temática e reuniões técnicas na ALMT, reunindo parlamentares, representantes de órgãos públicos, profissionais da saúde e lideranças indígenas.

Além disso, a CST fez visita institucional à sede da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), em Cuiabá, para discutir a estrutura e os serviços prestados na saúde indígena e articulou encontros externos, incluindo agenda com povos indígenas e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Nos encontros, a CST debateu temas como o acesso aos serviços de saúde básica e especializada, a logística de atendimento em territórios indígenas, a valorização dos profissionais que atuam nessas regiões e o respeito às especificidades culturais no cuidado à população indígena.

Segundo Max Russi, a atuação da Câmara Setorial Temática representa um avanço importante na construção de soluções efetivas. “A CST da Saúde Indígena cumpre um papel essencial ao reunir diferentes instituições, ouvir as comunidades e transformar essas demandas em encaminhamentos concretos. Nosso compromisso é garantir políticas públicas que respeitem a cultura e a realidade dos povos indígenas”, afirmou.

O presidente da ALMT destacou ainda que o trabalho da Câmara seguirá avançando. “Estamos fortalecendo o diálogo e buscando soluções para melhorar o atendimento à saúde indígena em Mato Grosso. A Assembleia Legislativa seguirá sendo um espaço aberto para essas discussões e para a defesa dos direitos dos povos indígenas”, completou Max Russi.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais