A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), intensificou a atuação de equipes em limpezas e desobstruções de córregos nos períodos com maior incidência de chuvas na capital. A iniciativa reduziu consideravelmente os casos dessa natureza em Cuiabá. Atualmente, o cronograma atende trinta e seis pontos da cidade.
As limpezas ocorrem pelo menos três vezes ao ano, seguindo uma planilha de atendimentos que leva em consideração bairros e localidades com históricos de alagamentos, assoreamento e enchentes. Os serviços são realizados com auxílio de máquinas retroescavadeiras e equipes com cerca de oito profissionais destinados exclusivamente para esse trabalho.
A ação visa garantir a segurança da população. “Estamos trabalhando em uma força-tarefa intensa para entregarmos um serviço de qualidade aos moradores de Cuiabá. O cronograma é semanal, onde cada semana a equipe está em um ponto da cidade fazendo a desobstrução dos córregos, para evitar alagamentos e proporcionar conforto para aqueles que moram nas imediações desses locais”, frisou Anderson Matos, diretor-adjunto de Serviços Urbanos da Limpurb.
O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, pontua que outra situação que o órgão leva em consideração é a segurança dos profissionais que atuam nas manutenções e atendimentos. “Todos os profissionais passaram por cursos de segurança para atuar nesses pontos, levamos em consideração também as questões climáticas, programando as limpezas para dias com pouca ou nenhuma chance de chuva na cidade. Os trabalhadores também redobram os cuidados em limpezas após episódios de chuvas e temporais, pois as localidades acabam ficando escorregadias e lamacentas”, explicou Júnior Leite.
Vale ressaltar que o descarte irregular de resíduos, como entulhos, lixo doméstico e restos de podas de árvores, são os maiores causadores de entupimentos de córregos e bueiros. Em alguns bairros, é necessário o reforço com caminhões para a retirada do lixo.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!