O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (08.05) novas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) no valor de R$ 18,3 bilhões – incluindo R$ 1,7 bilhão para a prevenção de desastres. Ao todo, municípios de Mato Grosso foram contemplados com 202 obras e empreendimentos, que incluem áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade e qualidade de vida dos cidadãos.
Em meio a enchentes registradas desde o fim de abril no Rio Grande do Sul, o Governo Federal informou que as seleções priorizaram a melhoria na qualidade de vida no campo e nas cidades, “tornando-os mais aptos a superar cenários adversos da emergência climática e oferecer melhores condições de vida para a população, contribuindo para a redução das desigualdades regionais”.
Em Mato Grosso, três fazem parte do eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes. Duas são empreendimentos de urbanização de favelas, nas cidades de Cáceres e Rondonópolis. A proposta é dotar as favelas de infraestrutura urbana como melhoria habitacional, drenagem para redução de riscos de desastres naturais, recuperação ambiental, regularização fundiária e equipamentos públicos de saúde, educação, esporte, lazer e cultura.
Na área da educação, 75 obras e equipamentos foram contempladas. Estão previstas 34 creches, 12 escolas em tempo integral, aquisição de 29 ônibus escolares e quatro espaços comunitários com parquinho.Os projetos selecionados agora se somam às obras já anunciadas pelo Governo Federal, em agosto de 2023, quando foi lançado o Novo PAC.
Para a saúde, os investimentos alcançam 102 obras. Entre elas, estão duas maternidades com centro de parto normal, uma em Várzea Grande e uma em Sinop. A lista também inclui a aquisição de ambulâncias e unidades odontológicas móveis, além da construção de policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), centrais de regulação do SAMU, Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), Centro Especializado em Ressocialização e oficinas ortopédicas.
Cuiabá
Para a capital, está prevista a construção de uma creche/escola de Educação Infantil, um espaço esportivo comunitário e dois Centros de Arte e Esporte Unificados, que vêm sendo chamados de CEUs da Cultura. Além disso, está prevista a aquisição de 25 novas ambulâncias para o Samu.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!