Nesta quarta-feira (26), às 10h, o vice-líder do governo na Câmara, deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), esteve na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para participar da reunião de comparecimento do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O encontro se debruçou sobre os temas das diretrizes e os programas prioritários do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para o ano de 2023 e os incentivos para a produção do mel no Brasil.
Na ocasião, enquanto líder do Governo, o deputado reeleito defendeu a atuação do governo nesses quatro meses de mandato, e ressaltou que o Presidente e seus ministros valorizam o agronegócio, apresentando dados da era Lula no passado e hoje. "Esse governo tem compromisso e acredita no verdadeiro agro. O agro real, como o senhor bem disse, pois não se pode chamar de agro quem tem interesse em desmatar, não pode se chamar de agro quem tem interesse numa produção que não seja limpa, e ecologicamente correta e saudável”, declarou o parlamentar.
Emanuelzinho relembrou o legado dos dois mandatos anteriores do chefe do executivo no que diz respeito aos investimentos em Agricultura, realizando diversas ações em prol tanto dos pequenos e médios produtores quanto dos grandes agricultores brasileiros. “O exemplo do histórico dos governos Lula com o investimento no agronegócio, a gente tem, com o aumento em 335% do Plano Safra, que funciona como linhas de financiamento com crédito subsidiado pelo governo, de 2003 até 2016. Isso mostra a crença do Presidente Lula e um alinhamento em harmonia com o agro, especialmente por acreditar e termos a consciência que o agronegócio, a partir da grande pauta exportadora que tem, é importante para a entrada de divisas para o país, que estabiliza o câmbio, e, de certa forma, evita a contaminação da inflação por variações cambiais”, complementou.
Por fim, o parlamentar assinalou que o crescimento e o fortalecimento do agronegócio nos governos Lula anteriores foi devido a uma coordenação do Estado para que houvesse investimentos e retorno para a sociedade brasileira. “Todos os projetos e programas que envolvem o fortalecimento do agro são importantes para a fortificação da agricultura familiar, que também deve ter o mesmo investimento que o Estado brasileiro fomentou para o agronegócio”, salientou o deputado.
Dentre as muitas medidas anunciadas pelo Ministro Paulo Teixeira para os próximos quatro anos na pasta de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, estão a ampliação do Plano Safra para pequenos agricultores, a volta do investimento no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a parceria com o Ministério da Indústria, comandada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para produção de bens capital, como maquinário e na ampliação industrial da produção de fertilizantes.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!