
As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 16h40. Para receber o imunizante, é necessário apresentar cartão do SUS ou documento pessoal, além da caderneta de vacinação. A Secretaria orienta ainda que pais ou responsáveis aproveitem a ida à unidade para atualizar as demais vacinas, conforme a faixa etária.
A ampliação da vacinação ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitir parecer favorável sobre a segurança e a eficácia da vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan. Com isso, o Ministério da Saúde dará início ao processo de inclusão do imunizante no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Este é o primeiro imunizante contra a dengue desenvolvido 100% no Brasil, produzido com vírus vivo atenuado, método já utilizado em diversas vacinas aplicadas no país. A vacina é de dose única e apresentou eficácia global de 74,4% na população de 12 a 59 anos, o que significa que aproximadamente 74% dos casos da doença foram evitados entre as pessoas vacinadas durante os estudos clínicos.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Carlos Valadares, a imunização é ainda mais importante neste período do ano.
“Estamos vivendo um período chuvoso, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por isso, reforçamos a importância da vacinação, especialmente para este grupo prioritário de adolescentes e jovens, como forma de prevenção e proteção da saúde”, destacou.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, neste início de janeiro já foram registrados 22 casos de dengue, nove casos de chikungunya e, até o momento, nenhum caso de zika vírus no município.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve manter as medidas preventivas, como eliminar recipientes com água parada, principal foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A orientação é que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização dos adolescentes e manter o cartão vacinal em dia.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!