ECONOMIA

Empreendimento de Turismo mato-grossense conquista destaque internacional e se consagra entre os quatro melhores do país

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 17-03-2024 às 07:05hrs
O empreendimento de observação de aves contou com o apoio do Sebrae/MT para expandir e participar de eventos do segmento turístico

Do médio-norte do Estado para o mundo, um empreendimento no setor de turismo no município de São José do Rio Claro (297 km de Cuiabá) recebeu destaque internacional como um dos melhores destinos do Brasil. A avaliação foi realizada pela Universidade de Cornell (The Cornell Lab of Ornithology), nos Estados Unidos. Esse empreendimento é a Pousada Jardim da Amazônia, que atua no ramo de ‘Birdwatching’, mais conhecido como observação de aves, um turismo de natureza muito apreciado por turistas internacionais. No ranking da avaliação, a empresa ficou em 4º melhor do Brasil e o 2º melhor de Mato Grosso para essa atividade.

A Pousada Jardim da Amazônia foi fundada em 1997 e estabeleceu parcerias com Operadoras de Turismo de relevância nacional e internacional. Em 2008, ganhou destaque como corredor ecológico de grande importância, designado como IBA (Important Bird Area) pela BirdLife International. Essa distinção foi concedida após a descoberta de espécies raras na pousada, como o Conothraupis mesoleuca (Tie bicudo), entre outras aves amazônicas.

“Desde 2023, o foco está direcionado ao turismo técnico-científico e à observação de primatas, com a parceria do Instituto Ecótono e da UFMT [Universidade Federal de Mato Grosso], com o Grupo de Pesquisas em Ecologia Aplicada [GECAS], que pesquisam diversas espécies nesta área de transição Amazônia-Cerrado. Esse projeto inclui a implantação de uma Estação de Pesquisas, que subsidiam informações com base cientifica e estratégias para conservação”, diz a fundadora da pousada, Raquel Zanchet.

Apoio do Sebrae/MT

A empresa contou com o auxílio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) para expandir o nome e teve o apoio da instituição para a participar de eventos de turismo, o que trouxe capacitações e conhecimentos sobre gestão, inovação, marketing, internacionalização, negócios e outros.

“Nós contamos com o importante apoio do Sebrae/MT para participar de feiras e eventos voltados ao segmento turístico, o que nos trouxe uma ótima bagagem e uma rede de contatos e network excelente. Essa iniciativa visa não apenas fortalecer o interesse no mercado nacional, mas também ampliar o nosso reconhecimento internacional”, falou.

Além da participação em importantes eventos, o empreendimento também recebeu a consultoria da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae/MT para trabalhar a inovação de algumas rotas e posicionar melhor o seu empreendimento, como observa a gestora de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves.

“A Pousada Jardim da Amazônia é um cliente que conta com o Sebrae/MT e teve a oportunidade de participar o ano passado conosco da missão Abav Expo 2023 (Associação Brasileira de Agência de Viagens). Esse empreendimento que já está há muitos anos no mercado, tem um reconhecimento internacional e é muito forte nesse segmento de observação de aves”, diz.

Ainda segundo a gestora de turismo, o reconhecimento nacional e internacional da Pousada Jardim da Amazônia é importante para contribuir com o crescimento e fortalecimento do turismo em Mato Grosso.

“Ter um empreendimento que está melhor ranqueado nessa rede que é internacional, é muito importante para o nosso estado, pois assim conseguimos, promover os nossos atrativos, atraindo turistas e pesquisadores deste segmento. Até porque são turistas importantes, que têm um alto ticket médio, chegando a algumas situações da mesma pessoa voltar mais de 12 vezes no mesmo destino para completar o ciclo de observação das aves que ela tem interesse em pesquisar. Para nós é fundamental poder contar com o trabalho da Raquel no Jardim da Amazônia”, finaliza Marisbeth.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais