Cerca de 400 empreendedores participaram do circuito de palestras promovido pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) nos dias 27, 28 e 29 de novembro nos municípios de Campo Verde, Rondonópolis e Alto Araguaia, respectivamente. O empreendedor Thiago Careca, responsável por uma das maiores franquias do setor de alimentos do Nordeste, falou sobre o tema ‘Atendimento e Empreendedorismo’ e impactou os participantes com relatos da trajetória profissional e exemplos de sucesso que alavancaram os negócios do grupo ‘O Careca’.
Careca apresentou durante as palestras o que deu certo em suas empresas, mas também o que deu errado, com ideias e processos que podem ser executados para fazer o negócio crescer. O empreendedor explica que já falhou algumas vezes, mas que já contou com o apoio do Sebrae para obter resultados de sucesso.
“Eu fico muito feliz de estar aqui em Mato Grosso palestrando em várias cidades e dividindo todo o conhecimento que adquiri ao longo desses 20 anos como empreendedor. E muito do que eu mostro, eu aprendi e coloquei em prática com o apoio do Sebrae. Eu falo para os empreendedores que querem se destacar nesse novo mercado: ‘procure estudar. Estude o seu mercado e se destaque e saia na frente dos seus concorrentes’. E eu vejo as pessoas que falam no final que eu as ajudei de alguma forma, incentivei e compartilhei informações úteis e isso me fortalece e me incentiva a cada vez mais dividir minha história”, disse.
A analista de Negócios do Sebrae/MT, Mônia Ramos, explica que a instituição se preocupa em promover ações em todas as regiões do estado para impulsionar os negócios com conteúdos diversos e transformadores. “Foram três dias de muita troca e conhecimento nos municípios da região Sul. Reunimos não apenas empreendedores do setor de alimentação, que é o setor que o Thiago Careca atua, mas também de diversos outros segmentos que saíram impactados e com boas ideias para colocar em prática. É sempre importante que os empreendedores vejam casos de outros empreendedores reais para que possam se inspirar, ver quais foram as estratégias que deram certo e errado e possam transformar o empreendimento por meio dessa troca de conhecimento”, afirma.
Em Rondonópolis, a palestra fez parte do ‘Seminário de Alimentação’, que teve o objetivo de discutir o cenário do setor e as tendências para o próximo ano. Nas oito horas de programação, o evento contou com palestras sobre: atendimento e empreendedorismo; mudança na rotulagem de alimentos; a importância do registro de marca e os passos para a internacionalização. Durante o evento, clientes atendidos pelos programas Sebrae Delas e Agente de Mercado puderam expor e comercializar seus produtos para os participantes e visitantes.
Ideias inovadoras
Elza Pereira empreende no setor de beleza em Rondonópolis e foi surpreendida com o evento. Mesmo com a temática voltada para o setor de alimentação, a empreendedora disse que saiu com novas ideias. “Eu achei maravilhoso porque faz tempo que não participo de nada e meu marido ficou sabendo do evento, e me convidou. As dicas que o Careca deu ao citar ações para salões de beleza me ajudaram muito. Ele falou sobre ir para outros lugares, conquistar novos públicos e eu comecei a pensar em como era quando eu atendia em outros bairros. Realmente me fez pensar em buscar novos horizontes”, detalhou a empreendedora.
Geraldo Silva, esposo da Elza Pereira, empreende no setor de alimentação e ficou sabendo do seminário porque faz consultorias com o Sebrae/MT. Ele disse que os eventos realizados são sempre transformadores. “Já participei de muitos eventos do Sebrae/MT e é sempre muito bom. Sempre penso em alguns pontos para colocar em prática no meu empreendimento de cremosinhos. Eu comecei vendendo na rua sozinho e depois que procurei o Sebrae e passei a fazer as consultorias, com o suporte que recebi, eu mudei o meu negócio. Hoje a gente já começou a colocar no mercado e, graças a Deus, está dando tudo certo”, disse.
Gabriel Arruda também empreende no setor de alimentação e foi um dos expositores do evento. Para ele, a palestra que encerrou o ‘Seminário de Alimentação’ foi importante devido ao exemplos dado por Thiago Careca. “Eu me identifiquei muito com as características do que ele falou, de toda a trajetória dele. Quando eu comecei a minha empresa eu arriscava muito e tive alguns problemas financeiros. O que ele falou sobre prioridades e dificuldade é a realidade porque tem essa questão do foco, de direcionar a um objetivo. E por meio do Sebrae/MT eu tive acesso a muita palestra boa e sempre aprendo muito. É preciso foco para que alguns sonhos deem certo e depois que eu conheci o Sebrae, passei a ir nos eventos, fazer consultoria e realmente colocar em prática tudo o que eu via, meu produto começou a ser exposto e colocado em evidência”, finalizou.
Parceiros e apoiadores
Em Campo Verde, a palestra ‘Atendimento e Empreendedorismo’ contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e também com o apoio do Centro Empresarial de Campo Verde (CEMP).
Em Rondonópolis, o ‘Seminário de Alimentação’ teve o apoio do Sindicato da Indústria da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar Sul MT), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (SESI-MT), da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL). O evento foi patrocinado pela Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA e pela Comfro Indústria.
Em Alto Araguaia, a palestra ‘Atendimento e Empreendedorismo’ contou com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Alto Araguaia (ACEAIA).
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!