POLITICA

Deputado Emanuel Pinheiro Neto vai relatar projeto que garante isenção do imposto de renda

Por Da Assessoria Dep.EPN
Publicado em 13-03-2024 às 09:39hrs
Deputado vai relatar isenção para quem ganha até 2 salários mínimos

Na última terça-feira (05/03), o deputado federal Emanuelzinho (MDB-MT) recebeu a importante missão de ser relator do Projeto de Lei nº 81/2024, que visa trazer alívio financeiro para cerca de 16 milhões de brasileiros.

O projeto é de autoria do deputado e líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e busca ajustar a tabela mensal do Imposto de Renda (IR) para garantir isenção aos trabalhadores que ganham até dois salários mínimos, o que equivale a R$2.824 atualmente.

Desde o ano passado, Emanuel tem se colocado como um dos parlamentares mais atuantes da base quando o assunto é a pauta econômica. Pinheiro orientou o voto do governo na aprovação da Reforma Tributária e do novo Regime Fiscal Sustentável, além de defender a posição governista nas comissões e audiências públicas.

“Como parlamentar e como um defensor ferrenho dos direitos dos trabalhadores, estou honrado e considero uma alegria poder relatar este projeto, que trata de uma questão tão sensível para aqueles que, verdadeiramente, carregam o país nas costas", afirma o parlamentar mato-grossense.

Essa medida terá um significativo impacto no orçamento de muitos brasileiros que atualmente vivem com essa faixa salarial e ainda precisam lidar com o ônus do imposto de renda. O conceito de progressividade tributária implícito à proposta é bem claro: quem ganha mais, paga mais impostos, enquanto aqueles com rendimentos mais modestos serão aliviados dessa carga.

Outro aspecto importante do projeto é a fixação do piso de isenção em dois salários mínimos, garantindo que esse direito seja mantido e, potencialmente, expandido para outras faixas salariais no futuro. Para o deputado, essa medida reflete a retomada da política de valorização do salário mínimo, tema fundamental na busca pelo equilíbrio social.

“Não existe melhora na qualidade de vida e no poder de compra da população sem a valorização do salário mínimo. Esse é mais um passo nessa direção, que acredito ser a melhor para o Brasil”, destaca Emanuelzinho.

Com essa iniciativa, o governo busca promover um Brasil mais justo e aliviar o fardo dos impostos sobre os ombros daqueles que mais precisam.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais