
Birra ou Crise Autista? Entenda as Diferenças | Inclusão TEA | Abril Azul
Quem nunca presenciou uma criança chorando intensamente ou gritando por não conseguir algo? A primeira coisa que vem à mente é: que criança birrenta! Mas atenção! É preciso ter cautela, pois nem sempre se trata de um típico comportamento infantil. Em alguns casos, pode ser uma crise sensorial ou emocional decorrente do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A diferença entre uma birra e uma crise autista é sutil, mas compreender essa distinção é essencial para promover acolhimento e inclusão. No Brasil, no último censo em 2022, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham TEA. Isso corresponde a cerca de 1% da população.
Neste mês, é trabalhada a campanha Abril Azul dedicado à conscientização do autismo, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que criou, em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A data busca também incentivar ações de inclusão das pessoas com o transtorno em nossa sociedade.
Com a Lei 11.880 de 2022, de minha autoria, instituímos o uso do Colar de Girassol como instrumento auxiliar de orientação, para a identificação de pessoas com deficiências ocultas, que também se enquadra o TEA. Afinal, é preciso entender que algumas doenças não são imediatamente visíveis.
O projeto TEAr, desenvolvido pela Supervisão de Qualidade de Vida (Qualivida) da ALMT, capacita servidores para práticas de atendimento e acolhimento a pessoas autistas e suas famílias, garantindo inclusão social tanto no ambiente de trabalho quanto nos atendimentos ao público.
Em parceria com o governo do Estado, realizamos mutirões que ofereceram:
Desde 2021, a Setasc já emitiu mais de 10 mil carteiras de identificação, facilitando o dia a dia dessas pessoas.
Max Russi
Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!