POLITICA

Cuiabá e VG têm 730 mil veículos; Frota de MT cresce o dobro da média nacional em 5 anos

Por Secom Gov.MT
Publicado em 23-10-2025 às 10:15hrs
Total de veículos do Brasil cresceu 25,5%, enquanto em Mato Grosso, a frota de veículos dobrou em relação à média nacional, com crescimento de 50,3%

A frota de veículos em Cuiabá e Várzea Grande chegou a 730 mil unidades. Ou seja, considerando os habitantes das duas cidades isso equivaleria a dizer que 76,7% da população possui um carro ou uma moto, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). 

Nas ruas da capital é possível verificar o aumento na quantidade de veículos no trânsito, gerando congestionamento, inclusive, em locais que não têm obras acontecendo.

Conforme os dados do Detran, a frota de veículos no Estado cresceu o dobro do registrado no restante do país entre os anos de 2019 e 2024. A frota brasileira cresceu 25,5% entre 2019 e 2024, enquanto a de Mato Grosso cresceu 50,3% no mesmo período.

Ao final de 2024, a frota total de Mato Grosso atingiu 2,7 milhões de veículos. No Brasil, são 123,9 milhões de veículos.

E o número de veículos deve aumentar. Segundo os dados da B3, a Bolsa de Valores, os financiamentos para veículos chegaram a 5,3 milhões de unidades no país em setembro de 2025, entre novos e usados. Esse é o maior volume de crédito liberado para as pessoas desde 2011.

O crescimento da frota e a busca por crédito prova que o mato-grossense ainda tem como sonho ter um veículo na garagem. Essa alta demanda reflete não só a força da atividade econômica, o poder de compra do cidadão e seu desejo de liberdade de mobilidade, mas também revela uma outra face da moeda: o impacto no trânsito, pesando na mobilidade urbana nas cidades.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais