ECONOMIA

Congresso Internacional de Sustentabilidade discute fortalecimento da economia local, competitividade e inovação

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 23-05-2024 às 07:00hrs
Evento realizado nos dias 24 e 25 de maio conta com painéis e palestras ministradas por renomados especialistas da sustentabilidade

Fortalecer a economia local, a competitividade e a inovação com foco em promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, são alguns dos principais tópicos de discussão da 5ª edição do ‘Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (CICLOS) ’, que será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). O objetivo do evento é levar conhecimento das boas práticas sustentáveis e impulsionar os empresários a se tornarem protagonistas da nova economia. Inscrições gratuitas AQUI.

Dentre as temáticas abordadas nas palestras e painéis, conduzidos por renomados especialistas da área da sustentabilidade, estão a economia criativa relacionada aos biomas brasileiros, o capitalismo consciente, a importância da cadeia de resíduos, como aplicar as estratégias dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as práticas ESG (sigla que em português significa ambiental, social e governança), entre outros assuntos que integram a sustentabilidade nas operações dos pequenos negócios, tanto econômico quanto ambiental.

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), organizador do congresso, é uma referência nacional no tema, pelas iniciativas realizadas por meio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), como consultorias em ESG, cursos, capacitações, neutralização de carbono, além do ‘Programa Sustenta’ para mentoria de sustentabilidade empresarial e eventos como o ‘CICLOS’, o ‘Eventos Sustentáveis’, entre outras soluções.

O CICLOS é uma oportunidade de promover a conscientização e o engajamento dos pequenos empresários diante das mudanças climáticas e da transição econômica de baixo carbono e energética, de acordo com o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, pois foi um ambiente criado para o diálogo e o compartilhamento de perspectivas e tendências do cenário global, contribuindo para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“É importante ressaltar que, além de conscientizar, estamos focados em fornecer soluções para as empresas nessa agenda. Os participantes terão acesso a uma variedade de soluções oferecidas pelo Sebrae e seus parceiros para ajudar na implementação dessa agenda de transição para uma economia de baixo carbono nos pequenos negócios”, destaca o diretor.

A sociedade em geral, lideranças de empresas e instituições demonstrarão a importância estratégica dos pequenos negócios para a cadeia produtiva e como a sustentabilidade se torna significativa para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência.

Programação:

No primeiro dia, o destaque é a palestra magna para o público em geral, apresentada por Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura. Já no segundo dia, os participantes poderão desfrutar de uma palestra internacional com Manuel Manga, diretor e fundador do Centro de Liderança Evolucionária (Center for Evolutionary Leadership), dos Estados Unidos.

Além disso, estão confirmadas as presenças dos palestrantes: Karine Oliveira (CEO da Wakanda Educação) de Salvador, fará uma palestra no primeiro dia e Garcieli Pizzatto (Embaixadora e Conselheira do Capitalismo Consciente em MT) e Dal Marcondes (Diretor Executivo do Instituto Envolverde), participarão do segundo dia.

SERVIÇO

O que: Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios – CICLOS 2024

Quando: 24 e 25 de maio

Onde: Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá-MT

Inscrição: https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/ciclos

Informações: www.sustentabilidade.sebrae.com.br/

Entrada Gratuita

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais