“Eu sou um prefeito que tem o coração na ponta da caneta”. Foi com essa definição que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou o início da obra de pavimentação asfáltica do bairro 8 de Abril, na manhã desta sexta-feira (5). Mais do que uma assinatura para ordem de serviço que terá um aporte de R$ 2,6 milhões, os moradores presenciaram a edificação de um sonho.
O bairro 8 de Abril nasceu de um ocupação irregular há mais de 20 anos e a luta pela legalização da área foi finalizada há menos de dois anos. E nos próximos meses, além do asfalto, os moradores também irão receber pela Prefeitura de Cuiabá os títulos de posse por suas moradias, garantindo segurança jurídica às famílias.
Uma cerimônia emocionante, e que contou com um farto café da manhã, celebrou a conquista da comunidade, que reforçou que todo o esforço pelas ações, deve ser atribuído ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. “Foi ele que esteve aqui. Ele prometeu, assim como muitos outros, mas ele cumpriu. Ele trouxe luz onde só havia escuridão”, declarou o presidente da Associação de Moradores do bairro 8 de Abril, Luiz Bandeira Duarte (Lobão) pontuando que a benfeitoria irá refletir na vida de mais de 1,2 mil moradores.
“Desde o meu primeiro mandato como prefeito de Cuiabá, sempre disse que olho para a cidade dos bairros para o centro. É muito mais fácil ver a gestão Emanuel Pinheiro nos bairros mais humildes e distantes do que no próprio centro da cidade. Não que eu não faça nada pelo centro; todos em Cuiabá merecem. Mas, para mim, como prefeito e ser humano, não há diferença entre o morador mais rico, que vive em um condomínio de luxo, e o morador humilde do bairro 8 de Abril. Pelo contrário! No bairro 8 de Abril vivem as pessoas que mais precisam de mim como prefeito e dos serviços públicos da Prefeitura de Cuiabá. Desde o primeiro mandato, sempre administrei com a razão, seguindo a lei de responsabilidade fiscal, mas com o coração na ponta da caneta. Eu me coloco no lugar de vocês. Quando o [vereador] Marcrean chegou ao meu gabinete no primeiro mandato, acompanhada pelo Lobão e pelo nosso deputado federal Emanuelzinho, trazendo os dramas da comunidade 8 de Abril, me coloquei no lugar de vocês. Imagine ter uma família, sustentar seus filhos, trabalhar duro o dia inteiro para proporcionar uma vida digna e de qualidade, e de repente enfrentar uma desapropriação. Como prefeito da capital, a maior autoridade política e administrativa de Cuiabá, eu não poderia aceitar que os moradores do bairro 8 de Abril ficassem desamparados, sem perspectiva, do dia para a noite. Eu vi o Lobão, um morador emotivo, chorar várias vezes no meu gabinete, e o Emanuelzinho, incansável, me trazer as preocupações da comunidade. Não foi fácil. Tivemos que lutar muito. Desapropriamos terrenos para garantir o direito de vocês, parcelamos os custos e honrei com o compromisso no meu primeiro mandato. Sei que muitos políticos vieram aqui dizendo que eu não cumpriria minhas promessas, mas eu provei o contrário. Agora, esses mesmos políticos vão voltar aqui, tentando ganhar votos. Eu não vou me envolver na campanha eleitoral, quero que vocês cuidem da vida de vocês, da cidade, das pessoas”, finalizou o prefeito.
O vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, destacou o esforço da administração pela melhoria da vida da população e agradeceu à Câmara Municipal pela parceria. “Agradeço, especialmente, ao vereador Rogério Varanda, ao amigo vereador Lilo Pinheiro, e ao vereador Marcrean Santos. Em nome da Câmara Municipal, agradeço pelo apoio incansável. Hoje, estamos aqui porque trabalhamos muito. Primeiro, enfrentamos a luta para impedir que os trabalhadores que moravam aqui fossem despejados. A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o vereador Marcrean Santos, desempenhou um papel fundamental nesse processo. Arcamos com mais de seis milhões de reais para evitar que famílias trabalhadoras fossem removidas de suas casas, onde vivem há vinte ou trinta anos. O segundo desafio, igualmente importante, foi melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro 8 de Abril. Asfalto não é luxo, é necessidade. Ele traz saúde e qualidade de vida, pois na época das chuvas, enfrentamos o barro, e na seca, a poeira. O asfalto é essencial”.
Para Chalan Barbosa, ex-presidente do bairro e um dos primeiros moradores da localidade, o trabalho da gestão Emanuel Pinheiro já foi eternizado. “O bairro 8 de Abril é o resultado de uma invasão antiga que passou por muitos períodos difíceis e enfrentou diversas ameaças de despejo ao longo dos anos. Foi no mandato do prefeito Emanuel Pinheiro que finalmente encontramos a ajuda necessária. O prefeito sensibilizou-se com a situação e tomou a iniciativa de entrar com uma ação de desapropriação para garantir a moradia das famílias que já estavam estabelecidas aqui há tanto tempo. Com isso, ele assinou o decreto de desapropriação e trouxe uma nova esperança. Não foi um processo fácil, mas hoje estamos aqui celebrando uma grande vitória. O prefeito Emanuel Pinheiro está inaugurando a rede de asfalto e esgoto que, após um ano e meio desde a desapropriação, finalmente foi realizada. Esse projeto é um alívio para os moradores, que enfrentavam problemas graves com poeira e falta de infraestrutura. Quero expressar minha profunda gratidão a Deus, ao prefeito Emanuel Pinheiro e a todas as autoridades que ajudaram nesse processo. Um agradecimento especial ao vereador Emanuelzinho, que foi um verdadeiro guerreiro desde o início, lutando e fazendo a ponte entre a comunidade e o prefeito. Hoje, ao ver a alegria de todos, especialmente a do presidente do bairro, não posso deixar de me emocionar. Esta vitória é fruto de uma longa jornada, cheia de altos e baixos, de brigas e desafios, mas finalmente conseguimos superar todas as dificuldades e alcançar esse grande feito”.
A previsão é de que a universalização da pavimentação asfáltica seja concluída até a primeira quinzena de dezembro.
Além de lideranças comunitárias, os vereadores Rogério Varanda, Lilo Pinheiro e Marcrean Santos participaram da solenidade.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!