JULIA MILHOMEM BATISTA
Alegria contagiante, risada fácil, comunicação espontânea essas são algumas das qualidades de Margareth Coutinho Conceição, 67 anos. Aposentada desde 2014, ela dedicou 33 anos de sua vida ao serviço público do Município.
Em 1981, Margareth iniciou sua carreira como funcionária pública na Secretaria de Cultura, local em que permaneceu por 4 anos. Depois deste tempo, foi transferida para o setor de Recursos Humanos (RH) e, antes de se aposentar, ainda desenvolveu seu trabalho no gabinete do então prefeito Wilson Santos.
Na memória da aposentada ainda vive todos os momentos e amizades construídas dentro do Palácio Alencastro. Como trabalhou cerca de 20 anos no RH, as histórias de longas filas para efetuação do pagamento dos servidores são relembradas. “Como o pagamento dos funcionários ocorria manualmente, se formava uma fila gigante para que o servidor assinasse o holerite e depois recebesse o salário. Passávamos até dois dias para concluir todo pagamento”, destaca.
Outra lembrança da servidora é a de quando se deu início da digitalização da folha de pagamento e foram inseridos os computadores. Para ela, este momento de transição foi um pouco complicado, mas por se considerar curiosa e dedica conseguiu se atualizar.
De acordo com Margareth, uma de suas maiores saudades é a dos colegas de trabalho, devido a parceria e união que foram desenvolvidas naquela época. “Ainda continuo amiga de vários que conheci na Prefeitura. Na nossa época, o número de funcionários nos setores era menor, o que facilitava nossa união. Ajudávamos muito uns aos outros”, afirma.
Depois da aposentadoria ela acabou desenvolvendo diversas atividades, pelo fato de não conseguir ficar em casa sem trabalhar. Atualmente, ela faz parte de dois projetos sociais, sendo um voltado à população em situação de rua, chamado Alimentando Almas, pelo qual oferece auxílio a aproximadamente 100 pessoas. O outro trabalho social desenvolvido por Margareth é o Sopão Solidário, que acontece toda quarta-feira no assentamento Silvanópolis, onde atende cerca de 150 pessoas de 40 famílias.
“Para mim este trabalho foi a melhor coisa me aconteceu, mesmo em meio à pandemia eu não deixo de atender essas famílias, pois acredito que este é o momento que essas pessoas mais precisam de ajuda”, explica.
Em relação à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, ela ressalta sobre todas as melhorias que aconteceram desde o pagamento em dias até o aumento do salário dos aposentados. Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, este é um dia de homenagens já que estas pessoas trabalharam durante muito tempo, produzindo, participando ativamente da vida econômica e social do nosso município.
“O servidor aposentado merece contemplar com tranquilidade e orgulho tudo o que ajudou a construir para a população: casas, praças, parques, avenidas, igrejas, empresas, bancos, estradas. Sobretudo, homens e mulheres, a nossa cidade e nossa nação. Fica aqui o meu muito obrigado”, finaliza.
Origem do Dia dos Aposentados
Esta data foi criada em homenagem a instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.
O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!