A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza, neste sábado (23), às 08h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, a abertura oficial das aulas do Pré-Enem Digital 2024. Mais de 400 estudantes se cadastraram para o aulão presencial, no entanto, todos os estudantes da Rede Estadual de Ensino poderão acompanhar o evento em formato online pelo canal oficial da Diretoria Regional de Educação do polo Cuiabá no Youtube, acesse AQUI.
Na conferência de abertura na capital, a professora doutora Ana Carolina Nunes Ardenghi fará uma palestra com o tema “Ler, escrever, estudar: desafios na preparação para o Enem”. A mentora faz parte do programa de pós-graduação em estudos da linguagem da UFMT. A educadora tem vasta experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Análise do Discurso e Linguística.
Simultaneamente ao aulão inaugural de Cuiabá, outras quatro cidades também vão dar o pontapé inicial ao aprendizado neste sábado, que são: Várzea Grande, Cáceres, Juína e Rondonópolis. Nas outras dez cidades polos sob jurisdição das Diretorias Regionais de Educação (DREs) vão ocorrer de acordo com o cronograma estabelecido por cada uma até o dia 27 de março. Cada DRE fará a transmissão dos aulões em suas páginas oficiais no Youtube.
Em Mato Grosso, 16.700 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos se inscreveram no curso preparatório. Por meio das DREs, eles vão receber a partir de sábado, nos aulões ou nas escolas de origem de cada inscrito, o kit material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios simulados.
Durante os nove meses do curso preparatório vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa do Pré-Enem Digit@l MT é fundamental para preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é uma porta de entrada para o ensino superior. “Com um material de estudo de qualidade e aulas dinâmicas, os estudantes terão a oportunidade de se preparar de forma mais eficiente e competir de igual para igual com os demais candidatos”.
Alan observa que o investimento feito nesta edição mostra o compromisso do Governo de Mato Grosso com a educação e o futuro dos jovens do Estado. “Já foram investidos R$ 13,9 milhões na aquisição do material, além de R$ 1,6 milhão para o fornecimento de lanche nos aulões e aulas presenciais”, disse o secretário.
Ele reforça que o Pré-Enem Digit@l MT é mais do que um curso preparatório, é uma oportunidade de transformação na vida dos jovens estudantes, abrindo portas para um futuro mais promissor e cheio de possibilidades. A iniciativa faz parte de um conjunto de políticas educacionais que visam elevar a qualidade do ensino na rede estadual e garantir um futuro melhor para todos os alunos.
Com o apoio da Seduc e o empenho dos professores e gestores envolvidos no projeto, os estudantes terão todo o suporte necessário para se prepararem da melhor forma possível para o Enem e conquistarem seus objetivos acadêmicos. “A maratona de estudos está apenas começando, e com dedicação e empenho, os alunos certamente alcançarão o sucesso desejado”, finaliza Alan.
O Pré-Enem Digit@l MT faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!