A Secretaria Municipal da Mulher integrou a roda de conversa sobre o protocolo “Não é Não” durante o evento promovido pela Defensoria Pública de Mato Grosso, na última sexta-feira (5), no auditório da Escola Superior da instituição.
Os resultados da blitz educativa da Prefeitura de Cuiabá foram apresentados, durante o momento de fala da titular da pasta, Cely Almeida. Mais de 1.550 folhetos, cartilha e folders informativos foram distribuídos durante o período carnavalesco de 2023.
“Nós percorremos todas as regiões de bares, restaurantes e blocos carnavalescos para informar e orientar a população, sobretudo os homens, sobre como combater o assédio. O resultado foi um Carnaval de respeito, de família e sem grandes ocorrências”, elencou a secretária.
Cely ainda reforçou que desde o ano passado a secretaria já tem alinhado ações com as associações de bares e restaurantes para promover trabalhos em prol da proteção aos direitos das mulheres.
Nesse sentido, foi encaminhado que uma comissão composta por instituições, dentre elas a pasta da Mulher, e sociedade civil seja criada e como primeiro ato haja uma reunião com os representantes dessas associações que são impactadas pelo protocolo.
“A ideia é que se faça um diálogo com todos e que chamemos eles para fazer parte dessa comissão que vai fazer com que o protocolo seja uma realidade em Mato Grosso e que as mulheres possam se sentir livres em qualquer lugar”, disse a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Rosana Leite.
Também participaram da roda de conversa, Ana Graziela Vaz Campos Alves Correa que é juíza de Direito representando o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e a Coordenadora da Mulher do Poder Judiciário de MT, Tiago de Souza Afonso da Silva, Promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres. Antonieta Luíza Costa, presidenta do IMUNE – Instituto das Mulheres Negras de MT e Alana Machado, Advogada ABMCJ.
Protocolo NÃO É NÃO - Criado por meio da Lei n° 14.786, sancionada no dia 28 de dezembro de 2023 pelo presidente Lula, o protocolo vai instituir também o selo “Não é Não – Mulheres Seguras”. A lei vai entrar em vigor em 180 dias, ou seja, em junho deste ano.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!