O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) participou da terceira edição do evento ‘Cidades Inovadoras’, entre os dias 27 e 28 de junho, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.
O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso. Na ocasião várias experiências de sucesso foram apresentadas, além de painéis sobre práticas que podem tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis.
A programação contou com painéis sobre inovação e gestão, oficinas para criação de planejamentos e rodadas de negócios com empresas que desenvolvem soluções nas áreas de mobilidade, saúde, gestão pública e outros.
No primeiro dia, o analista técnico do Sebrae/MT Leandro Gonçalves realizou a oficina “Planejar a cidade que queremos”.
De acordo com Leandro, a experiência em participar do evento foi incrível, pois ele pode compartilhar conhecimento e colaborar com profissionais e estudantes dedicados à construção de um futuro mais inovador e sustentável aos municípios de Mato Grosso.
“Durante a oficina, explorei conceitos fundamentais de modelagem de negócios e projetos, fornecendo orientações práticas sobre como usar a Ferramenta Canvas para criar e aprimorar modelos de negócios. Foi um privilégio poder compartilhar minha paixão pela modelagem de negócios e ajudar a transformar ideias em ações tangíveis”, disse o analista.
Já no dia 28, foi a vez do gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi, participar do painel “Tecnologias e soluções para a gestão de Smart City”.
Sandro compartilha da mesma ideia de Leandro, com relação a experiência em participar do Cidades Inovadoras. “Esse tema é muito importante e nós de Mato Grosso estamos um pouco atrasados e precisamos discutir fortemente, debater com o Poder Público, com a iniciativa privada, com o setor de Educação, pois não tem inovação se não tiver envolvimento de todos os setores”, ressaltou.
O gerente de Desenvolvimento Territorial dividiu o painel com o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ergon Cugler, e o CEO da Wise Innovation, Paulo Ardenghi. Durante a apresentação, Sandro falou o projeto “Cidade Empreendedora”, uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município.
“A partir desse programa fomos atrás de alguns municípios, a fim de capacitar os seus gestores e mostrar o que está acontecendo no Brasil e no mundo, com relação a desenvolvimento, porém, sempre olhando para as particularidades de cada município, até porque cada cidade é diferente, cada uma tem a sua especificidade e a sua realidade”, concluiu.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!