ECONOMIA

Programa Pró-Pantanal desenvolve a economia local dos sete municípios que compõem o bioma em MT

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 19-12-2023 às 09:32hrs
Iniciativa do Sebrae Mato Grosso em parceria com as prefeituras e lideranças locais, impulsiona a economia local e promove desenvolvimento sustentável

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) desenvolve desde 2021 o Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal (Pró-Pantanal) em sete municípios do estado com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a geração de renda nos eixos do turismo, gastronomia, economia criativa e do agronegócio.

As cidades de Itiquira, Santo Antônio do Leverger, Lambari D’Oeste, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Barão de Melgaço fecharam com chave de ouro as ações do programa Pró-Pantanal, com a realização de eventos realizados com a presença de representantes, empreendedores e instituições parceiras para celebrar os resultados do programa de cada município.

O analista Técnico do Sebrae/MT, Weslley Soares, explica que a sustentabilidade é o eixo transversal do programa que gera transformações em municípios de Mato Grosso que integram o bioma. “A ação visa fazer o balanço do Pró-Pantanal, que é uma iniciativa do Sebrae Mato Grosso juntamente com as lideranças locais, em parceria com as prefeituras, que atuam diretamente com os negócios do município. O programa é desenvolvido a fim de produzir e gerar prosperidade com equilíbrio em relação à conservação e preservação do meio ambiente”, afirma o analista.

O Pró-Pantanal é voltado não apenas aos negócios já existentes no município, mas também trabalha na modelagem de novos negócios tradicionais ou inovadores, com o propósito de fortalecer e estimular as oportunidades que existem na região.

“Contamos com o apoio de prefeituras, lideranças locais e dos líderes regionais que têm realizado um excelente trabalho, com dedicação e assim somamos forças para que as transformações e o desenvolvimento aconteçam”, ressalta Weslley.

Fortalecimento do Turismo

Em eventos realizados nas cidades de Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Nossa Senhora de Livramento, o Sebrae/MT apresentou dados obtidos e os resultados concretos do programa voltado ao turismo nestas cidades. Segundo Marisbeth Gonçalves, gestora de Turismo do Sebrae/MT, o programa fortaleceu o empreendedorismo e os potenciais turísticos nas cidades atendidas.

“Nesses encontros apresentamos um balanço das ações que foram realizadas durante esses três anos no eixo do turismo do programa Pró-Pantanal em Mato Grosso. Mostramos os avanços obtidos, as melhorias nas gestões dos conselhos municipais de turismo, entre outras iniciativas. Os municípios passaram a usar a ferramenta de gestão dos seus planos municipais de turismo, além disso, também avançamos na questão do fortalecimento empresarial destas regiões’’, diz.

A gestora ressalta que durante os meses de outubro e novembro, o Pantanal foi promovido no mercado internacional por meio da ação feita em parceria com a Embratur. “O turismo pantaneiro foi ofertado em Paris, Lisboa, Roma e Londres nas galerias ‘Visit Brasil’, com boa aceitação do público que esteve presente nessas ações como operadoras, formadores de opinião. Acredito que os resultados do programa foram bem satisfatórios e que certamente cabe ainda continuidade de ações para continuar aprimorando os produtos turísticos e também promover inovações”, destaca a gestora.

Vidas transformadas

Para Josemar Rodrigues, os resultados do Pró-Pantanal em sua cidade, Itiquira, já são perceptíveis. O empreendedor comenta sobre os avanços, principalmente no segmento do turismo.

“Eu costumo dizer que nós temos uma Itiquira antes e outra pós o Pró Pantanal. Colocar o município para qualquer possível investidor, para qualquer possível turista que queira vir aqui, investir, fazer uma visita, ter acesso a essas informações, acho que já é de fundamental importância. Notamos uma grande mudança no cenário econômico, desde a forma de atender até na qualidade dos produtos e serviços ofertados”, disse.

A líder regional Hérica Castro comentou sobre o impacto do programa em Itiquira. “O Sebrae faz tudo com muita responsabilidade, é uma marca com uma credibilidade sólida que causa um impacto positivo em todo o país e aqui em Itiquira não foi diferente. Os empreendedores saíram da informalidade, empresas se desenvolveram após os cursos e qualificação ofertados pelo Sebrae/MT, então a realidade mudou, e hoje estamos mais motivados e integrados”, comemora a líder.

Outro exemplo é o de Maria Josefina, a empreendedora teve o seu negócio incluso no roteiro do programa de turismo no município de Nossa Senhora do Livramento. “Minha trajetória ganhou forças graças ao Sebrae/MT, que desde o começo sempre esteve nos orientando, e quando veio o Pró-Pantanal, a gente conseguiu dar um salto gigantesco. São benefícios que a gente coloca desde a vertente da experiência, do financeiro, da interação com os turistas e várias outras coisas. Gratidão ao Sebrae por tudo, por ter nos abraçado, nos dado essa oportunidade e fazer a gente crescer. O meu crescimento hoje eu devo ao Sebrae/MT”, finaliza emocionada a comerciante.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais